segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Notícias do mercado

No segundo E-Clipp do ano, vemos que o ano de 2011 ainda deixou marcas - e negativas , como o resultado da Texas e o fechamento de fábricas , assim como a AMD , que fecha Q4 com prejuízo de USD177M. Em Auto, a PSA comemora os resultados em 2011, vendas de 326k veículos na América Latina e a Nissan abre outra fábrica no México. Em Consumer, vemos mais uma empresa de Tablets produzindo no país – a CiaoHub. Em IDE , a Visa certifica a LG, Samsung e RIM para utilização de dispositivos de pagamentos através da tecnologia NFC. Em INDL, a Foxconn já tem sinal verde para fabricação local de Tablets com incentivos fiscais. E finalmente em Telecom , mostramos que mesmo com o sucesso de vendas nos “WINDOWS Phones”a Nokia amarga prejuízo no último trimestre de 2011.

Boa leitura e que tenhamos um 2012 muito melhor !

GERAL

Texas tem queda de 31% no lucro e anuncia fechamento de fábricas

A fabricante de chips Texas Instruments encerrou o quarto trimestre de 2011 com lucro líquido de US$ 298 milhões, o que representa queda de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro anual ficou em US$ 2,2 bilhões, resultado 31% inferior na comparação com 2010. A receita, embora também com queda, ficou um pouco acima do esperado, totalizando US$ 3,42 bilhões, 3% abaixo na comparação trimestral anual. No ano, a receita contabilizou US$ 13,73 bilhões, 2% inferior.

A empresa já havia revisto para baixo o resultado do último trimestre do ano devido à queda na demanda em todas as linhas de produto e em todos os mercados mundiais. Isso se confirmou na redução da receita em todos os segmentos do negócio.

O reflexo imediato do mau desempenho é o anúncio da companhia de que fechará suas fábricas em Houston, nos Estados Unidos, e na cidade de Hiji, no Japão, nos próximos dezoito meses. Cada uma delas emprega cerca de 500 pessoas. A Texas alega que a aquisição da National Semiconductor, finalizada em setembro passado, impactou em US$ 256 milhões os custos da empresa, além dos gastos com inventário no segmento wireless.

Para o primeiro trimestre deste ano, a Texas estima receita entre US$ 3,02 bilhões e US$ 3,28 bilhões.

TI Inside 26/01/2012

AMD tem prejuízo de US$ 177 milhões no quarto trimestre

Apesar de ter previsto resultado positivo para o último trimestre do ano, a AMD teve prejuízo de US$ 177 milhões no período. A receita trimestral, no entanto, foi de US$ 1,69 bilhão, 2% superior na comparação com o mesmo período do ano anterior. No consolidado do ano, a fabricante de chip registrou lucro de US$ 491 milhões, 4% superior ao obtido em 2010. A receita foi de US$ 6,57 bilhões, permanecendo praticamente estável em relação aos US$ 6,49 bilhões contabilizados um ano antes.

Na apresentação dos resultados, o CEO da AMD, Rory Read, destacou a remessa de 30 milhões de unidades de processamento (APUs, na sigla em inglês), como resultado do recorde na venda de notebooks.

A empresa passa por um plano de reestruturação, o qual prevê demissão de 10% no quadro de empregados.

Read não comentou os resultados, que contrariaram previsões que fez em entrevista ao The Wall Street Journal. Analistas, no entantok já previam uma desaceleração nas vendas de chips devido às enchentes na Tailândia, onde estão instaladas a maioria das fábricas de componentes.

Para este primeiro trimestre, as metas da AMD são mais modestas. Ela prevê queda de 8% na receita, na comparação sequencial, com margem de erro de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

TI Inside 24/01/2012
 
AUTOMOTIVO
  
PSA Peugeot Citroën tem recorde de vendas na América Latina

A PSA Peugeot Citroën superou a marca de 300 mil veículos vendidos na América Latina pela primeira vez em 2011, ao comercializar 326 mil unidades, crescimento de 10,9% sobre o resultado do ano anterior. O volume representou um novo recorde para o grupo na região, superando o anterior, registrado em 2010, quando o grupo vendeu 294 mil unidades.

Apesar da representatividade do Brasil nos negócios do grupo na América Latina, as vendas no País ficaram apenas 1% acima do registrado em 2010, para 176 mil unidades, volume recorde. Aqui, os negócios do Grupo PSA foram impulsionados pela marca Citroën que obteve crescimento de 7,1% no mesmo comparativo, para 90 mil veículos. O modelo mais vendido foi o C3, com 37,5 mil unidades. A Peugeot não apresentou o mesmo desempenho e amargou queda de quase 5% no mesmo comparativo, para 85,8 mil unidades, sendo o 207 o mais vendido, com 36,8 mil. A participação das marcas nas vendas totais do mercado brasileiro em 2011 ficou em 2,7% para a Peugeot e 2,5% para a Citroën.

Na Argentina e no Chile a companhia apurou ritmo de crescimento mais acelerado, de 34,1% e 28,2%, respectivamente. A soma dos demais países da América Latina representaram vendas 46% maiores do que as registradas em 2010.

Automotive News – 02/01/2012

Nissan confirma terceira fábrica no México

A Nissan Motor anunciou nesta quarta-feira, 25, na Cidade do México, plano para investir US$ 2 bilhões em um novo complexo de manufatura em Aguascalientes, no México, para dar suporte ao crescimento da companhia nas Américas. A planta, que complementará duas outras já existentes no país, deve entrar em operação no final de 2013.

Na fase inicial o complexo poderá montar até 175 mil unidades, construídas sobre plataformas da categoria B, mas a empresa admite expansões para acompanhar a evolução do mercado. Cerca de 3.000 trabalhadores serão contratados e outras 9.000 posições devem ser criadas na cadeia de suprimentos. Diante da iniciativa, o número de funcionários da Nissan no México avançará para 13,5 mil.

"O México representa um papel fundamental para o crescimento da Nissan nas Américas", afirmou Carlos Ghosn (foto), chairman e CEO da companhia, em nota distribuída à imprensa. "Junto com a nossa nova fábrica no Brasil, esta nova planta em Aguascalientes será um pilar importante para garantir que a marca terá capacidade para atender os volumes crescentes de vendas e market share nas Américas", observou.

A Nissan revela que a produção adicional em Aguascalientes permitirá à empresa montar mais de um milhão de unidades por ano no México no médio prazo. Hoje a empresa possui uma planta em Cuernavaca, a 85 km da Cidade do México, para carros pequenos, comerciais leves e picapes, e outra em Aguascalientes, que monta carros pequenos para atender o mercado interno e exportações para os Estados Unidos e América Latina. Em 2011 a marca contabilizou a produção de 600 mil unidades no país.

"Nenhum outro fabricante de veículos investe no México mais do que a Nissan", assegurou José Munoz, presidente e diretor geral das operações da companhia no país, destacando os aportes nas áreas de manufatura, engenharia e recursos tecnológicos. Segundo a empresa, a nova planta incluirá instalações para carroceria, acabamento, chassis e pintura, juntamente com armazéns de peças e operações logísticas. Está prevista a construção de uma pista de testes.

NO BRASIL

Dados da Fenabrave, com base em informações do Renavam, indicam que a Nissan comercializou 67.329 unidades no Brasil em 2011, volume que garantiu à marca a décima segunda posição no ranking de vendas, com participação de 1,97%.

A empresa emplacou 53.536 automóveis, na décima posição no segmento, com 2,02%, e 13.793 comerciais leves, em décimo terceiro lugar e 1,78%.

Entre os automóveis os mais vendidos foram o Livina (16.684 unidades, 35ª posição no ranking dos carros), Sentra (10.489, 46º) e Tiida (10.103, 48º). A picape Frontier emplacou 13.680 unidades, na décima quinta posição entre os comerciais leves.

Automotive News – 02/01/2012

CONSUMER

Multinacional investe R$ 50 mi em fábrica de tablet no País

A joint-venture CiaoHub pretende investir até R$ 50 milhões em uma fábrica de tablets e smartphones em Vila Velha, no Espírito Santo. A empresa, união das companhias SinoHub e Ciao Telecom, começou as negociações com a cidade em outubro passado, e fechou a vinda ao Brasil no início de janeiro. Nesta semana, representantes do grupo estiveram no município para escolher o terreno em que será construída a fábrica, a partir de março.

O local fica na região Terra Vermelha, próxima à Rodovia do Sol (ES-010) e à BR-101 Sul. Na primeira etapa de instalação da companhia no Brasil, o investimento previsto é de R$ 28 milhões. A produção dos eletrônicos deve começar em outubro, com a geração de cerca de mil empregos diretos.

Até 2014, a CiaoHub planeja aumentar a unidade brasileira, com investimentos que devem somar outros R$ 22 milhões e gerar mais três mil postos de trabalho. A expansão, segundo o presidente da joint-venture, Claile Oppenheimer, deve começar pelo Mercosul e pode incluir a América Central e do Norte. Por isso, a infraestrutura de exportações da cidade, que inclui o terminal portuário, pesou na vinda ao País.

A contrapartida da prefeitura de Vila Velha será a redução do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) na compra do terreno da fábrica e redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) para o mínimo de 2%. O governo do Estado dará incentivo através do Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias).

Terra Tecnologia 25/01/2012

IDENTIFICATION

Visa certifica smartphones para uso como dispositivos de pagamento móvel Visa

A Visa Inc. e a Visa Europa anunciaram a certificação de diversos smartphones com a tecnologia NFC das marcas Samsung Electronics, LG Electronics e Research In Motion (RIM) para uso como meios de pagamentos no ponto de venda, utilizando a aplicação de pagamento móvel da Visa, o Visa payWave.

Os dispositivos Samsung Galaxy SII, LG Optimus NET NFC, BlackBerry Bold 9900, BlackBerry Bold 9790, BlackBerry Curve 9360 e BlackBerry Curve 9380 entraram para a lista de produtos de pagamento certificados pela Visa para uso comercial por parte das instituições financeiras.

Os novos dispositivos certificados pela Visa possuem o aplicativo Visa payWave armazenado em um SIM card seguro e dispõem da tecnologia NFC (Near Field Communication), padrão da indústria que viabiliza a transmissão segura de informações de pagamento do celular para o terminal de pagamento sem contato.

“Este é um passo importante para a Visa, suas instituições financeiras parceiras e o setor de celulares", afirma Bill Gajda, Diretor Global de Produtos Móveis da Visa Inc. “Agora, além de emitirem cartões de pagamento de plástico com tarja magnética ou chip, as instituições financeiras têm a possibilidade de oferecer aos seus correntistas uma forma de transformar seus smartphones em um dispositivo de pagamento móvel totalmente funcional.”

A certificação concedida pela Visa a esses smartphones abre caminho para que fabricantes de dispositivos móveis, operadoras de redes móveis e varejistas se associem a instituições financeiras para oferecer a funcionalidade de pagamento móvel Visa aos consumidores, globalmente.

Processo de Certificação da Visa

A Visa liderou o processo de definição de padrões globais para os pagamentos móveis, garantindo o alinhamento desses padrões à tecnologia e aos padrões de segurança vigentes para os cartões de pagamento com chip, facilitando sua integração ao atual ecossistema de pagamento.

Os dispositivos móveis que possuem o aplicativo Visa payWave são compatíveis com os terminais de pagamento sem contato (NFC) instalados no varejo mundial, o que permite que os portadores de um cartão Visa paguem suas compras simplesmente aproximando seu celular de um terminal de pagamento.

Processo de conformidade - A Visa criou um processo de teste de conformidade para os dispositivos móveis e para os elementos seguros que armazenam o aplicativo móvel Visa payWave.

O processo inclui muitos testes técnicos e de usabilidade para a funcionalidade de pagamento móvel da Visa. Isso ajuda a garantir transações Visa confiáveis, seguras e compatíveis com os padrões globais de pagamento com tecnologia de chip, e estabelece uma amplitude de sinal para todos os dispositivos de pagamento móvel Visa (via NFC).

O processo de teste de conformidade da Visa ajuda a garantir que, juntos, o telefone, o chip seguro e o aplicativo de pagamento móvel da Visa serão capazes de oferecer a segurança e a experiência de usuário que os portadores de uma conta Visa esperam da Visa.

“O anúncio é outro exemplo da força do NFC como padrão da indústria para os pagamentos móveis”, afirma Nick Holland, analista sênior do Grupo Yankee. “O Grupo Yankee prevê um crescimento expressivo no valor das transações baseadas em NFC, de US$ 27 milhões em 2010 para US$ 40 milhões em 2014.”

ELAP Cardnews 16/01/2012

INDUSTRIAL

Foxconn é habilitada a produzir iPad com incentivos fiscais

Os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda publicaram nesta quarta-feira no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial número 34, de 23 de janeiro, habilitando a empresa Foxconn a fabricar tablets em território nacional. A Portaria foi assinada por Aloízio Mercadante, antes ministro do MCTI, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, e Guido Mantega, da Fazenda. A portaria entra em vigor nesta data.

De acordo com a publicação, a Foxconn, instalada em Jundiaí, interior de São Paulo, pode fabricar "microcomputador portátil, sem teclado, com tela sensível ao toque ('touch screen'), de peso inferior a 750g (Tablet PC)". Isso significa dizer que a empresa poderia produzir outros tablets além do iPad, da Apple, para quem a companhia taiwanesa já trabalha.

A Portaria ainda ressalta que a Foxconn usufruirá dos benefícios fiscais de que trata o Decreto número 5.906, de 26 de setembro de 2006, e que faz referência à Lei da Informática. Desta forma, a empresa poderá fabricar iPads com isenção ou redução de impostos se respeitar o Processo Produtivo Básico (PPB) - que diminui o IPI de 15% para 3% e isenta a cobrança de PIS/Cofins, tributos destinados ao pagamento do seguro-desemprego e a financiar a seguridade social -, entre outros critérios.

Incentivos aos tablets

A lei que inclui os tablets no regime que dá incentivos fiscais para produção de bens de informática, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 11 de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 13 de outubro. Em maio, uma medida provisória estabeleceu a inclusão dos tablets pouco depois que membros do governo anunciaram que a taiwanesa Foxconn estava avaliando fabricar produtos da Apple no país, incluindo o tablet iPad.

Samsung, Motorola e Positivo Informática, empresas que já fabricam tablets no Brasil consultadas pelo Terra no ano passado, afirmaram que já ofereciam preços reduzidos em virtude das isenções fiscais mesmo antes da publicação da lei no Diário Oficial da União. As três já tinham autorização do governo para produzir os aparelhos dentro do Processo Produtivo Básico (PPB) afirmam que os aparelhos no mercado estão com preço reduzido.

Isso acontece porque a medida provisória (MP) entrou em vigor já na sua publicação, e passou a valer com a redação do Executivo antes mesmo da aprovação do Congresso. A MP 534, que tratava da isenção fiscal aos tablets, foi publicada em maio, e as empresas já haviam pedido autorização ao governo para a fabricação dos produtos dentro do PPB.

Terra Tecnologia 25/01/2012

TELECOM

Mesmo com 1 milhão de celulares com Windows Phone vendidos, Nokia amarga prejuízo

Apesar de ter vendido mais de 1 milhão de smartphones com Windows Phone no quarto trimestre, a Nokia encerrou o período com prejuízo de 1 bilhão e queda na receita de 21%, que totalizou 10 bilhões de euros. O resultado revela que o sistema operacional da Microsoft, alardeado pela empresa como o ponto de inflexão para a recuperação do espaço perdido no mercado de celulares, não vem sendo capaz de reverter esse quadro.

A Nokia possui apenas dois modelos de smartphone com o Windows Phone no mercado, da linha Lumia. Ainda neste trimestre, ela deve lançar mais um aparelho da família nos Estados Unidos. Mas até agora eles não têm conseguido competir com os aparelhos da Samsung e da Apple, que ocupam, as duas primeiras posições no ranking das maiores fabricantes de celulares.

O sinal mais grave, porém, é que as vendas dos chamados celulares de gama baixa, aparelhos de baixo custo, sem funções básicas de um smartphone, também caíram. Com 93,9 milhões de unidades embarcadas no último trimestre de 2011, as vendas tiveram queda de 1%. No total, as vendas da Nokia caíram 8%. O curioso é que durante a apresentação do balanço trimestral da empresa, o CEO Stephen Elop, afirmou estar "satisfeito com a performance de nosso negócio de celulares".

TI Inside 26/01/2012

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