RFID - Etiquetas com eletrônica de ponta:
Uma evolução dos códigos de barra é o QR Codes, que podem carregar uma quantidade de informações bem maior do que os códigos de barra tinham capacidade de armazenar.
Mas estes dois sistemas (códigos de barra e QR Code) dependem de uma leitura de uma impressão feita em uma superfície, que pode ser, por exemplo, a própria embalagem de um produto contendo o QR Code ou o código de barras.
Já com o RFID (Radio Frequency Identification), esta identificação é feita rádio frequência, não precisando nem ter contato visual com o produto e muitas vezes possibilitando até a leitura dentro de suas próprias embalagens.
São estas etiquetas que permitem o controle de produtos em lojas, como é o caso daqueles sensores que ficam apitando na porta da loja quando o vendedor esquece de tirar a etiqueta da roupa que acabamos de comprar.
Mas não é apenas isto: estas etiquetas podem ser bem mais inteligentes e permitir o controle de estoques, validade de produtos, localização de equipamentos, etc. Geralmente tem área de cobertura limitada a poucos metros, mas a sua rastreabilidade é excelente. Neste artigo serão abordados os aspectos técnicos e as aplicações desta tecnologia.
Confira a matéria completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário