No E-clipp dessa terça feira vemos que as vendas de Chip em Julho se mantiveram estáveis, todavia a TI já sinalizou queda na projeção para Q3. Em AUTO , a Kostal já está forncendo compenentes para motos em Manaus e a VW promete investimento alto até 2018. Em Consumer, o boom na venda dos tablets e a chegada da NetFlix no Brasil.
Em IDE o pagamento móvel crescendo (PAGGO) e tanto em INDL quanto em TELECOM as empresas ZTE e Huawei anunciam planos audaciosos de produção local e crescimento no mercado Brasileiro.
Boa leitura e excelente semana!
Em IDE o pagamento móvel crescendo (PAGGO) e tanto em INDL quanto em TELECOM as empresas ZTE e Huawei anunciam planos audaciosos de produção local e crescimento no mercado Brasileiro.
Boa leitura e excelente semana!
GERAL
Vendas de chips se mantêm estáveis em julho
As vendas mundiais de chips totalizaram US$ 24,9 bilhões em julho. A cifra representa uma estagnação, já que foi apenas 0,1% inferior aos US$ 24,8 bilhões registrados no mês anterior, segundo dados da Associação da Indústria de Semicondutores (SIA). Na comparação com o mês de julho do ano passado, quando as vendas de chips totalizaram US$ 25,1 bilhões, o montante representa uma queda de 1,1%.
De acordo com a SIA, o desequilíbrio entre oferta de chips provenientes do Japão, após o terremoto e o tsunami que atingiram o país no início de março, foi o responsável pela retração de 10,3% na receita oriunda da indústria de semicondutores japonesa e um dos principais fatores para o desempenho negativo do setor. "Apesar disso, esperamos que a demanda sazonal possa impulsionar o crescimento das vendas de chips neste segundo semestre", disse Brian Toohey, presidente da SIA.
TI Inside 09/09/2011
De acordo com a SIA, o desequilíbrio entre oferta de chips provenientes do Japão, após o terremoto e o tsunami que atingiram o país no início de março, foi o responsável pela retração de 10,3% na receita oriunda da indústria de semicondutores japonesa e um dos principais fatores para o desempenho negativo do setor. "Apesar disso, esperamos que a demanda sazonal possa impulsionar o crescimento das vendas de chips neste segundo semestre", disse Brian Toohey, presidente da SIA.
TI Inside 09/09/2011
Texas Instruments revê para baixo projeção de resultado para o terceiro trimestre
A Texas Instruments revisou para baixo sua projeção para o terceiro trimestre deste ano. A fabricante de chips atribui a queda a alguns fatores de mercado, como a retração da demanda, que estão impactando negativamente o desempenho das vendas. Dessa forma ela reduziu a estimativa de receita no período para entre US$ 3,23 bilhões e US$ 3,37 bilhões, contra previsão inicial, divulgada em julho, de US$ 3,4 bilhões a US$ 3,7 bilhões.
Em consequência disso, a Texas também diminuiu a projeção de lucro por ação no trimestre, que termina neste mês, de US$ 0,55 a US$ 0,65, para US$ 0,56 a US$ 0,60 por ação. Segundo a empresa, a redução da demanda afeta uma série de produtos que utilizam chips, mercados e clientes.
TI Inside 09/09/2011
AUTOMOTIVO
A Texas Instruments revisou para baixo sua projeção para o terceiro trimestre deste ano. A fabricante de chips atribui a queda a alguns fatores de mercado, como a retração da demanda, que estão impactando negativamente o desempenho das vendas. Dessa forma ela reduziu a estimativa de receita no período para entre US$ 3,23 bilhões e US$ 3,37 bilhões, contra previsão inicial, divulgada em julho, de US$ 3,4 bilhões a US$ 3,7 bilhões.
Em consequência disso, a Texas também diminuiu a projeção de lucro por ação no trimestre, que termina neste mês, de US$ 0,55 a US$ 0,65, para US$ 0,56 a US$ 0,60 por ação. Segundo a empresa, a redução da demanda afeta uma série de produtos que utilizam chips, mercados e clientes.
TI Inside 09/09/2011
AUTOMOTIVO
Kostal já produz componentes em Manaus
A indústria de componentes Kostal abriu uma unidade de motopeças no Polo Industrial de Manaus. A empresa fornece relés e interruptores para Honda e Yamaha, as duas maiores fábricas de motocicletas do Brasil (juntas elas detêm 90,5% do mercado nacional).
Segundo a Kostal, a planta tem 2.700 metros quadrados de área construída e gera 90 postos de trabalho, número que deve ir a 150 até o fim do ano. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Waldemar Schneider, um dos motivos para a criação da unidade amazonense foi a diminuição de gastos com transporte. “Com a etapa de montagem instalada aqui reduzimos o custo logístico e aumentamos a competitividade para o produto nacional.”
A subsidiária brasileira da Kostal responde por 10% do faturamento da companhia. É Brasil é o terceiro mercado da empresa, atrás da Alemanha (30%) e da China (15%). E a expectativa é de crescer acima do mercado nos próximos cinco anos.
A empresa tem duas outras unidades no Brasil, uma delas em São Bernardo do Campo e outra em Cravinhos, ambas no Estado de São Paulo.
Automotive Business – 12/09/2011
Segundo a Kostal, a planta tem 2.700 metros quadrados de área construída e gera 90 postos de trabalho, número que deve ir a 150 até o fim do ano. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Waldemar Schneider, um dos motivos para a criação da unidade amazonense foi a diminuição de gastos com transporte. “Com a etapa de montagem instalada aqui reduzimos o custo logístico e aumentamos a competitividade para o produto nacional.”
A subsidiária brasileira da Kostal responde por 10% do faturamento da companhia. É Brasil é o terceiro mercado da empresa, atrás da Alemanha (30%) e da China (15%). E a expectativa é de crescer acima do mercado nos próximos cinco anos.
A empresa tem duas outras unidades no Brasil, uma delas em São Bernardo do Campo e outra em Cravinhos, ambas no Estado de São Paulo.
Automotive Business – 12/09/2011
VW deve abrir oito fábricas até 2018
A Volkswagen pode abrir oito novas fábricas em sete anos, disse o CEO do Grupo, Martin Winterkorn (foto), à agência Automotive News Europe. “Em 2018 estaremos operando cerca de setenta plantas”, afirmou o executivo. Atualmente o grupo possui 62 fábricas.
Uma das novas unidades deverá ser a da Audi na América do Norte. “Mas será preciso considerar um mínimo de 150 mil unidades para uma utilização razoável da capacidade”, afirmou Winterkorn.
Segundo Automotive News, o Q5 e o A4 são candidatos à produção na América do Norte. O México poderia receber a planta da Audi por motivos tributários. A Volkswagen já anunciou, meses atrás, que construirá uma unidade de motores em Silao, naquele país, para a produção de até 300 mil unidades por ano a partir de 2013.
Em relação à montagem de veículos da Porsche na América do Norte, Winterkorn disse que “a marca é associada à produção na Alemanha” e que “a questão não estará na agenda em um futuro visível”.
Das 62 fábricas do Grupo Volkswagen, 40 estão na Europa. No Brasil há unidades em São Bernardo do Campo, SP, Taubaté, SP, e São José dos Pinhais, PR, além de uma planta de motores em São Carlos, no interior de São Paulo.
“Nós produzimos basicamente em locais onde está a demanda. Por isso construímos linhas de montagem na Rússia, Índia e nos Estados Unidos em anos recentes”, disse o CEO, admitindo que a China terá papel importante na expansão da Volkswagen e poderá receber duas novas fábricas da marca. Ele projeta uma produção total de 28 milhões de veículos no país asiático em 2018.
“Nós produzimos basicamente em locais onde está a demanda. Por isso construímos linhas de montagem na Rússia, Índia e nos Estados Unidos em anos recentes”, disse o CEO, admitindo que a China terá papel importante na expansão da Volkswagen e poderá receber duas novas fábricas da marca. Ele projeta uma produção total de 28 milhões de veículos no país asiático em 2018.
Automotive Business – 12/09/2011
CONSUMER
Venda de tablets supera previsões e deve chegar a 52 milhões de unidades neste ano
O banco, no entanto, reduziu a estimativa de venda de tablets para 2012. De uma projeção inicial de 76,3 milhões de unidades, o JP Morgan agora prevê o embarque de 72,4 milhões de aparelhos, mesmo assim um aumento de 39,5% na comparação com este ano. O banco avalia que a receita da indústria com a venda de tablets totalizará US$ 28,9 bilhões neste ano e US$ 33,38 bilhões, em 2012.
O JP Morgan avalia, ainda, que a Apple encerrará o ano com uma participação de mercado de 70,9%, em termos de unidades vendidas, parcela que diminuirá para 62,8% em 2012. Por fim, o banco acredita que o preço médio dos tablets no mercado ficará em US$ 556, o que, se confirmado, representará uma redução de 12,1% em relação ao custo médio do aparelho em 2010, que foi de US$ 633. Para o ano que vem, ele projeta queda mais acentuada, de 17,2%, no preço médio do produto, que ficará em US$ 461.
TI Inside – 09/09/2011
Netflix chega ao Brasil com assinatura mensal a R$ 14,99
O serviço de streaming de filmes e seriados Netflix foi lançado no Brasil nesta segunda-feira (5), em sua primeira investida fora da América do Norte, com uma assinatura mensal de R$ 14,99 e o primeiro mês gratuito. O catálogo no Brasil conta com programação da Disney e da TV Bandeirantes, entre outros. Ao longo do mês, o site deve ser aberto em outros 42 países da América Latina e Caribe.
"Os brasileiros estão cada vez mais conectados, e amam filmes e séries. Estamos orgulhosos de trazer a experiência da Netflix a eles: assistir online a quantos filmes e séries desejarem, quando desejarem e por um preço acessível”, disse o presidente da companhia, Reed Hastings, em comunicado.
No Brasil, o serviço, que já conta com 25 milhões de clientes nos EUA e no Canadá, anunciou contratos de licença para transmitir conteúdo de estúdios e emissoras de TV como Disney, Paramount, Sony, NBC Universal, ABC, CBS, MGM, Miramax, BBC, além das latino-americanas Televisa, Telemundo, TV Azteca e TV Bandeirantes, entre outras. A companhia afirmou ainda que presente duplicar o volume de conteúdo disponível no país até o final do ano.
Atualmente, a programação do Netflix, que será disponibilizada no país apenas para streaming, e não locação, pode ser acessada ilimitadamente em qualquer computador com internet banda larga, e nos consoles de videogame Nintendo Wii e Sony PlayStation 2 e 3. A empresa afirma que em breve também disponibilizará seus serviços no país no Microsoft Xbox, além de TV conectadas da Samsung e LG, aparelhos Blu Ray conectados à internet e dispositivos móveis como iPhone e iPad.
A chegada do Netflix ao Brasil foi tema de diversas discussões no mês passado durante o Congresso da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), principal setor afetado pela concorrência do serviço, com operadoras afirmando que não devem subestimar a nova entrante. O serviço também é alvo de críticas entre provedores de internet devido à questão de neutralidade da rede, uma vez que o streaming usa uma parte significativa de banda.
O modelo de negócios do Netflix ainda vem sendo ameaçado pela dificuldade do serviço em renovar seus contratos de licenciamento com estúdios, que estão cobrando valores bem acima dos acordos originais. Na semana passada, o site perdeu os direitos de transmissão nos EUA da Starz Entertainment, distribuidora de conteúdo da Disney e da Sony. No Brasil, concorrentes do Netflix incluem as locadoras virtuais NetMovies e Terra TV.
Tele Síntese – 12/09/2011
Convergência Digital 09/09/2011
INDUSTRIAL
ZTE quer 15% do mercado de smartphone e modem no Brasil em 2012
Com a implantação de sua primeira fábrica no Brasil, a chinesa ZTE pretende ampliar sua participação no mercado de celulares e modems para até 15 por cento ao fim de 2012, segundo o presidente-executivo da ZTE no país, Eliandro Ávila.
A ZTE, que anunciou investimento de 250 milhões de dólares no Brasil no início do ano, atualmente detém de 8 a 10 por cento do segmento, segundo dados da própria companhia.
"Nossa meta é crescer pelo menos mais 5 por cento até o fim de 2012", disse Ávila à Reuters, durante a Futurecom, evento do setor de telecomunicações em São Paulo, no qual a companhia lançou o smartphone Skate, com sistema operacional do Google.
A fábrica, localizada em Hortolândia, interior de São Paulo, deve começar a operar em breve, pois foi adquirida de outra fabricante e já está preparada para a produção, acrescentou. "No momento, estamos trazendo nossos equipamentos para fabricação e aguardamos as licenças necessárias."
A fábrica vai produzir terminais de telecomunicações, como celulares, smartphones e tablets, em um primeiro momento, e equipamentos de infraestrutura de banda larga posteriormente. Na primeira etapa, serão 400 funcionários na fábrica, que passarão para 2 mil dentro de 1 ano e meio ou 2 anos.
Em paralelo, a ZTE aposta no desenvolvimento de modems com a tecnologia LTE, que, segundo a presidente Dilma Rousseff, será implantada no Brasil antes da Copa do Mundo de 2014.
"Assim que houver demanda por modems LTE estaremos prontos para produzi-los. Acredito que as redes devem entrar em funcionamento no fim do ano que vem ou no começo de 2013", disse ele antes a jornalistas.
De acordo com Ávila, a ZTE Brasil cresceu 150 por cento em 2010, com a venda de 3,5 milhões de aparelhos. O patamar será superado em 2011, sendo que no primeiro semestre já foram comercializados 2,5 milhões de aparelhos.
UOL Notícias 12/09/2011
TELECOM
No Brasil, o produto já pode ser encontrado em algumas grandes redes varejistas e, futuramente, nas lojas das operadoras. “Estamos em fase de negociação com as teles, mas em outubro já teremos novidades”, diz o executivo. A negociação vale não só para o smartphone Ideos, mas também para o Vision e o MediaPad, o mais novo tablet da Huawei. Ambos também estão sendo lançados no mercado brasileiro, porém sem previsão de produção local. O Vision tem sistema Android 2.3, tela de 3,7 polegadas, câmera fotográfica com 5 megapixels e flash em LED, além de Bluetooth 2.1 e Wi-Fi. Com cartão, o aparelho pode armazenar até 32 GB e suporta o novo serviço de nuvem da Huawei, o Cloud+, que dará 16 GB grátis para cada usuário.
O tablet (MediaPad) tem tela de 7 polegadas, pesa 390 gramas e espessura de 10,5 milimetros. Com Android 3.2 e processador dual core de 1,2 GHz, possui duas câmeras (5 MP atrás e 1,3 MP na frente), microfone, memória interna de 8 GB, slot para cartão de 32 GB, porta HDMI e acesso a filmes em full HD.
Ideos
A proposta do Ideos é a de ser o smartphone com sistema operacional Android mais barato do mercado. O terminal chega ao varejo com o preço de R$ 399. Apesar da produção terceirizada (OEM), a companhia não descarta a possibilidade de fabricação própria. “Até o início de 2012 vamos analisar essa questão”, diz Najnudel.
Teletime News 12/09/2011
O estrondoso sucesso de vendas de tablets no primeiro semestre fez com que o banco JP Morgam elevasse a projeção de embarques desses equipamentos para este ano. Com uma previsão inicial de remessa de 46,1 milhões de tablets, a instituição agora estima que o volume atingirá 51,9 milhões de aparelhos entregues em todo o mundo. Caso seja confirmado, o número representará uma expansão de 194,8%, ou quase o triplo em relação aos 17,6 milhões de tablets comercializados em 2010.
O banco, no entanto, reduziu a estimativa de venda de tablets para 2012. De uma projeção inicial de 76,3 milhões de unidades, o JP Morgan agora prevê o embarque de 72,4 milhões de aparelhos, mesmo assim um aumento de 39,5% na comparação com este ano. O banco avalia que a receita da indústria com a venda de tablets totalizará US$ 28,9 bilhões neste ano e US$ 33,38 bilhões, em 2012.
O JP Morgan avalia, ainda, que a Apple encerrará o ano com uma participação de mercado de 70,9%, em termos de unidades vendidas, parcela que diminuirá para 62,8% em 2012. Por fim, o banco acredita que o preço médio dos tablets no mercado ficará em US$ 556, o que, se confirmado, representará uma redução de 12,1% em relação ao custo médio do aparelho em 2010, que foi de US$ 633. Para o ano que vem, ele projeta queda mais acentuada, de 17,2%, no preço médio do produto, que ficará em US$ 461.
TI Inside – 09/09/2011
Netflix chega ao Brasil com assinatura mensal a R$ 14,99
O serviço de streaming de filmes e seriados Netflix foi lançado no Brasil nesta segunda-feira (5), em sua primeira investida fora da América do Norte, com uma assinatura mensal de R$ 14,99 e o primeiro mês gratuito. O catálogo no Brasil conta com programação da Disney e da TV Bandeirantes, entre outros. Ao longo do mês, o site deve ser aberto em outros 42 países da América Latina e Caribe.
"Os brasileiros estão cada vez mais conectados, e amam filmes e séries. Estamos orgulhosos de trazer a experiência da Netflix a eles: assistir online a quantos filmes e séries desejarem, quando desejarem e por um preço acessível”, disse o presidente da companhia, Reed Hastings, em comunicado.
No Brasil, o serviço, que já conta com 25 milhões de clientes nos EUA e no Canadá, anunciou contratos de licença para transmitir conteúdo de estúdios e emissoras de TV como Disney, Paramount, Sony, NBC Universal, ABC, CBS, MGM, Miramax, BBC, além das latino-americanas Televisa, Telemundo, TV Azteca e TV Bandeirantes, entre outras. A companhia afirmou ainda que presente duplicar o volume de conteúdo disponível no país até o final do ano.
Atualmente, a programação do Netflix, que será disponibilizada no país apenas para streaming, e não locação, pode ser acessada ilimitadamente em qualquer computador com internet banda larga, e nos consoles de videogame Nintendo Wii e Sony PlayStation 2 e 3. A empresa afirma que em breve também disponibilizará seus serviços no país no Microsoft Xbox, além de TV conectadas da Samsung e LG, aparelhos Blu Ray conectados à internet e dispositivos móveis como iPhone e iPad.
A chegada do Netflix ao Brasil foi tema de diversas discussões no mês passado durante o Congresso da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), principal setor afetado pela concorrência do serviço, com operadoras afirmando que não devem subestimar a nova entrante. O serviço também é alvo de críticas entre provedores de internet devido à questão de neutralidade da rede, uma vez que o streaming usa uma parte significativa de banda.
O modelo de negócios do Netflix ainda vem sendo ameaçado pela dificuldade do serviço em renovar seus contratos de licenciamento com estúdios, que estão cobrando valores bem acima dos acordos originais. Na semana passada, o site perdeu os direitos de transmissão nos EUA da Starz Entertainment, distribuidora de conteúdo da Disney e da Sony. No Brasil, concorrentes do Netflix incluem as locadoras virtuais NetMovies e Terra TV.
Tele Síntese – 12/09/2011
IDENTIFICATION
Paggo anuncia serviço de pagamento móvel pré-pago
Um ano depois de o Banco do Brasil e a Cielo terem se associado à Oi na Paggo, a empresa de pagamentos via celular anunciou nesta segunda-feira, 12, o lançamento de um serviço de pagamento móvel com crédito pré-pago, o primeiro em parceria com o banco e a empresa de meios de pagamentos. O atual serviço da operadora, o Oi Pago, conta com 1 milhão de clientes, que serão migrados para a Paggo – a marca sob a qual atuará a joint venture criada pelas empresas –, além de registrar entre 300 mil e 400 mil operações mensais e ter terminais de pagamento em 90 mil estabelecimentos.
Um projeto piloto será lançado até o fim do ano, diz Massayuki Fujimoto, executivo-chefe (CEO) da Paggo, ao acrescentar que a idéia e ampliar os serviços de pagamento móvel no mercado. Ele conta que a empresa irá trabalhar em duas frentes: com os consumidores, integrando à rede Paggo os clientes de cartões do Banco do Brasil, e com de microempreendedores e pequenas empresas. “A ideia é levar esse serviço a profissionais autônomos, como personal trainers e revendedoras de cosméticos, munindo-os de celulares que funcionarão como terminais de pagamento.”
Segundo o executivo, a Paggo já fechou parcerias com Natura, Avon e Mary Kay para a venda porta a porta do serviço, que será multibandeira e multioperadora e deve contar com taxas maiores para os comerciantes que os atuais terminais de pagamento, devido a prazos de pagamento mais curto. Mas ele não soube dizer qual será a taxa cobrada dos comerciantes.
Já o serviço de pagamento móvel com crédito pré-pago para o mercado consumidor, diz Fujimoto, terá como foco a população de baixa renda, usuária do serviço pré-pago, que hoje representa mais de 80% do mercado de telefonia móvel do país. Ele adiantou também que a Paggo pretende lançar no ano que vem um celular com NFC (Near Field Communications), tecnologia de comunicação por aproximação entre máquinas, que permite a troca de informações sem a necessidade de acesso à rede de dados da operadora ou à internet.
Um ano depois de o Banco do Brasil e a Cielo terem se associado à Oi na Paggo, a empresa de pagamentos via celular anunciou nesta segunda-feira, 12, o lançamento de um serviço de pagamento móvel com crédito pré-pago, o primeiro em parceria com o banco e a empresa de meios de pagamentos. O atual serviço da operadora, o Oi Pago, conta com 1 milhão de clientes, que serão migrados para a Paggo – a marca sob a qual atuará a joint venture criada pelas empresas –, além de registrar entre 300 mil e 400 mil operações mensais e ter terminais de pagamento em 90 mil estabelecimentos.
Um projeto piloto será lançado até o fim do ano, diz Massayuki Fujimoto, executivo-chefe (CEO) da Paggo, ao acrescentar que a idéia e ampliar os serviços de pagamento móvel no mercado. Ele conta que a empresa irá trabalhar em duas frentes: com os consumidores, integrando à rede Paggo os clientes de cartões do Banco do Brasil, e com de microempreendedores e pequenas empresas. “A ideia é levar esse serviço a profissionais autônomos, como personal trainers e revendedoras de cosméticos, munindo-os de celulares que funcionarão como terminais de pagamento.”
Segundo o executivo, a Paggo já fechou parcerias com Natura, Avon e Mary Kay para a venda porta a porta do serviço, que será multibandeira e multioperadora e deve contar com taxas maiores para os comerciantes que os atuais terminais de pagamento, devido a prazos de pagamento mais curto. Mas ele não soube dizer qual será a taxa cobrada dos comerciantes.
Já o serviço de pagamento móvel com crédito pré-pago para o mercado consumidor, diz Fujimoto, terá como foco a população de baixa renda, usuária do serviço pré-pago, que hoje representa mais de 80% do mercado de telefonia móvel do país. Ele adiantou também que a Paggo pretende lançar no ano que vem um celular com NFC (Near Field Communications), tecnologia de comunicação por aproximação entre máquinas, que permite a troca de informações sem a necessidade de acesso à rede de dados da operadora ou à internet.
Convergência Digital 09/09/2011
INDUSTRIAL
ZTE quer 15% do mercado de smartphone e modem no Brasil em 2012
Com a implantação de sua primeira fábrica no Brasil, a chinesa ZTE pretende ampliar sua participação no mercado de celulares e modems para até 15 por cento ao fim de 2012, segundo o presidente-executivo da ZTE no país, Eliandro Ávila.
A ZTE, que anunciou investimento de 250 milhões de dólares no Brasil no início do ano, atualmente detém de 8 a 10 por cento do segmento, segundo dados da própria companhia.
"Nossa meta é crescer pelo menos mais 5 por cento até o fim de 2012", disse Ávila à Reuters, durante a Futurecom, evento do setor de telecomunicações em São Paulo, no qual a companhia lançou o smartphone Skate, com sistema operacional do Google.
A fábrica, localizada em Hortolândia, interior de São Paulo, deve começar a operar em breve, pois foi adquirida de outra fabricante e já está preparada para a produção, acrescentou. "No momento, estamos trazendo nossos equipamentos para fabricação e aguardamos as licenças necessárias."
A fábrica vai produzir terminais de telecomunicações, como celulares, smartphones e tablets, em um primeiro momento, e equipamentos de infraestrutura de banda larga posteriormente. Na primeira etapa, serão 400 funcionários na fábrica, que passarão para 2 mil dentro de 1 ano e meio ou 2 anos.
Em paralelo, a ZTE aposta no desenvolvimento de modems com a tecnologia LTE, que, segundo a presidente Dilma Rousseff, será implantada no Brasil antes da Copa do Mundo de 2014.
"Assim que houver demanda por modems LTE estaremos prontos para produzi-los. Acredito que as redes devem entrar em funcionamento no fim do ano que vem ou no começo de 2013", disse ele antes a jornalistas.
De acordo com Ávila, a ZTE Brasil cresceu 150 por cento em 2010, com a venda de 3,5 milhões de aparelhos. O patamar será superado em 2011, sendo que no primeiro semestre já foram comercializados 2,5 milhões de aparelhos.
UOL Notícias 12/09/2011
TELECOM
Huawei inicia produção local de smartphones
A ideia era fazer a divulgação já no primeiro trimestre de 2011, mas a Huawei decidiu aproveitar a Futurecom para anunciar o início da produção de seus smartphones no Brasil, na planta da Flextronics, em Sorocaba (SP). O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, 12, com o lançamento do Ideos, um dos handsets mais bem sucedidos da empresa. “Não poderia haver um produto melhor para inaugurar nossa linha de produção no País”, disse Marcelo Najnudel, gerente de marketing da área de terminais da Huawei do Brasil. Lançado em setembro de 2010, o primeiro smartphone da família Ideos vendeu mais de um milhão de unidades em 70 países em dois meses após chegar às lojas.
A ideia era fazer a divulgação já no primeiro trimestre de 2011, mas a Huawei decidiu aproveitar a Futurecom para anunciar o início da produção de seus smartphones no Brasil, na planta da Flextronics, em Sorocaba (SP). O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, 12, com o lançamento do Ideos, um dos handsets mais bem sucedidos da empresa. “Não poderia haver um produto melhor para inaugurar nossa linha de produção no País”, disse Marcelo Najnudel, gerente de marketing da área de terminais da Huawei do Brasil. Lançado em setembro de 2010, o primeiro smartphone da família Ideos vendeu mais de um milhão de unidades em 70 países em dois meses após chegar às lojas.
No Brasil, o produto já pode ser encontrado em algumas grandes redes varejistas e, futuramente, nas lojas das operadoras. “Estamos em fase de negociação com as teles, mas em outubro já teremos novidades”, diz o executivo. A negociação vale não só para o smartphone Ideos, mas também para o Vision e o MediaPad, o mais novo tablet da Huawei. Ambos também estão sendo lançados no mercado brasileiro, porém sem previsão de produção local. O Vision tem sistema Android 2.3, tela de 3,7 polegadas, câmera fotográfica com 5 megapixels e flash em LED, além de Bluetooth 2.1 e Wi-Fi. Com cartão, o aparelho pode armazenar até 32 GB e suporta o novo serviço de nuvem da Huawei, o Cloud+, que dará 16 GB grátis para cada usuário.
O tablet (MediaPad) tem tela de 7 polegadas, pesa 390 gramas e espessura de 10,5 milimetros. Com Android 3.2 e processador dual core de 1,2 GHz, possui duas câmeras (5 MP atrás e 1,3 MP na frente), microfone, memória interna de 8 GB, slot para cartão de 32 GB, porta HDMI e acesso a filmes em full HD.
Ideos
A proposta do Ideos é a de ser o smartphone com sistema operacional Android mais barato do mercado. O terminal chega ao varejo com o preço de R$ 399. Apesar da produção terceirizada (OEM), a companhia não descarta a possibilidade de fabricação própria. “Até o início de 2012 vamos analisar essa questão”, diz Najnudel.
Teletime News 12/09/2011
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