No E-clipp dessa sexta feira vemos que as vendas mundiais de Chips passam por momento de retração e que o FINEP quer injetar USD100Mi no segmento de Telecom. Em Auto , vejam como ficam as novas regras do IPI e os planos da Delphi para o país. Em Consumer, as vendas de Tablets continuam a superar as expectativas e em IDE , especialistas debatem sobre NFC. Em INDL, vejam anúncio da fábrica de games em Manaus e os preparativos para a a fábrica a Apple em Jundiaí. Finalmente em Telecom , a briga entre Samsung e Apple – nos tribunais !
Boa leitura e excelente final de semana!
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GERAL
Gartner reduz projeção de receita da indústria de chips
As vendas mundiais de chips voltaram a registrar retração, o que levou o Gartner a rever a projeção de crescimento da receita da indústria do setor para este ano. A nova estimativa aponta que o setor movimentará US$ 299 bilhões no ano, um ligeiro declínio de 0,1% na comparação com 2010. A revisão representa um corte expressivo, já que inicialmente a consultoria estimava uma expansão de 5,1%.
Entre os principais fatores que têm afetado as vendas da indústria de semicondutores, segundo a consultoria, estão a retração da demanda por conta da desaceleração da economia mundial, os altos estoques dos fabricantes de eletrônicos e volume de produção elevado nos últimos meses.
Outro aspecto que tem contribuído para a queda nas vendas é a menor demanda por PCs, que fez o Gartner reduzir a projeção de crescimento das vendas de computadores para este ano. De acordo com a consultoria, o principal impacto negativo será no segmento de chips de memória DRAM, cujas vendas devem cair 26,6% neste ano.
TI Inside 15/09/2011
Finep tem R$ 100 milhões em caixa para repasse a empresas de telecom
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai destinar R$ 100 milhões para projetos de empresas do setor de telecomunicações com foco em inovação. Os recursos são oriundos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e foram repassados a agência de fomento por meio de dois contratos de empréstimos assinados na quarta-feira, 14, com o Ministério das Comunicações.
O montante será destinado a projetos de empresas com enfoque na inovação do setor. A Finep oferecerá este crédito com taxa referencial de juros (TR mensal) mais 3,5% e prazos diferenciados. Os recursos já estão disponíveis para as interessadas. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia afirmado que há previsão de mais R$ 200 milhões para 2012.
“Achamos que as taxas são boas para as empresas e assim vamos, de fato, incentivar o desenvolvimento da pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área, algo que a presidenta Dilma nos cobra muito”, disse Bernardo. O ministro, que desde agosto passou a ser um dos membros do conselho de administração da Finep, enfatizou a relevância da parceria com a agência. “Dificilmente conseguiríamos técnicos com a competência da equipe da Finep, e é extremamente importante que ela nos ajude a selecionar bons projetos”, disse.
Este é o primeiro empréstimo do Funttel para a Finep, embora ela opere o fundo desde 2002 e já tenha movimentado cerca R$ 380 milhões, em 98 operações reembolsáveis e não reembolsáveis.
TI Inside 15/09/2011
AUTOMOTIVO
MDIC dirá quem fica isento dos 30% no IPI
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) será o responsável por avaliar quais montadoras ficarão isentas do aumento de 30 pontos percentuais no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), medida anunciada nesta quinta-feira, 15, para estimular a produção nacional. Essa avaliação começará em 60 dias. O anúncio foi pelos ministros do ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, da Fazenda, Guido Mantega, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.
“É uma medida para defender a produção nacional. Não queremos desestimular a indústria, mas atrair investimentos”, explicou Pimentel. Os automóveis (veículos de passeio e caminhões) que não atenderem esse critério terão o IPI reajustado em 30 pontos percentuais, a partir da publicação no Diário Oficial, prevista para esta sexta-feira.
Estarão livres do aumento, os veículos que cumprirem, no Brasil, seis de 11 requisitos, como montagem do veículo, estampagem, pintura, fabricação de motores, de transmissões, de embreagem e câmbio. Os veículos produzidos em países do Mercosul e no México, que têm acordos automotivos com o Brasil, estão isentos da medida, que vigorará até 31 de dezembro de 2012. O aumento médio do IPI, para os carros que não cumprirem os requisitos estabelecidos, será de 25% a 30%.
Automotive Business – 16/09/2011
Delphi quer garantir 10% do faturamento global no Brasil
O presidente global da Delphi, Rodney O’Neil, projeta ampliar de 8% para 10% a participação do Brasil no faturamento global da empresa fornecedora de sistemas automotivos. Segundo ele, a meta deve ser alcançada “em um futuro muito próximo”. O executivo, que conversou com Automotive Business durante o Salão do Automóvel de Frankfurt na quarta-feira, 14, afirmou que o País é um dos pontos centrais no plano de expansão da Delphi. “Entre os emergentes, Brasil e China são os principais”, destacou.
A estratégia da companhia é localizar o desenvolvimento e a engenharia nos principais mercados em que atua, para oferecer soluções mais adequadas. O centro de desenvolvimento brasileiro trabalha com foco na América do Sul e tem ainda o desafio de aumentar a eficiência de sistemas que utilizam combustíveis alternativos.
O’Neil ressaltou, no entanto, que, apesar de ser especializado na região, os objetivos do centro tecnológico não estão fora da filosofia que a empresa segue globalmente. “O mercado pede segurança, respeito ao meio ambiente e conectividade e é para isso que estamos trabalhando em todos os nossos mercados”, explica.
Automotive Business – 15/09/2011
CONSUMER
Venda de tablets supera expectativas e atinge 13,6 milhões de unidades no 2º trimestre
As vendas de tablets superaram as expectativas no segundo trimestre. De acordo com dados de um estudo publicado pela IDC nesta quarta-feira, 14, 13,6 milhões de dispositivos chegaram aos pontos de distribuição ao redor do mundo, o que representa um aumento de 88,9% em relação ao primeiro trimestre do ano. Se comparado com o mesmo período de 2010, o crescimento é ainda mais impressionante: 303,8%.
Em razão desse desempenho, o instituto especializado em análise de mercado projeta que, até o fim do ano, cerca de 62,5 milhões de tablets devam chegar às lojas, ante previsão anterior de 53,5 milhões de unidades. O levantamento mostra que o sucesso de vendas do iPad, da Apple, e a entrada da RIM no nesse mercado, com o Playbook, afetaram as vendas de tablets com o sistema operacional Android, do Google, cuja participação no mercado caiu de 34%, no primeiro trimestre, para 26,8% no segundo trimestre. A participação da Apple, por outro lado, subiu de 65,7% para 68,3%.
Além disso, com o sucesso da liquidação do TouchPad, promovida pela HP, vendidos a US$ 99, a IDC espera que o sistema operacional WebOS, que equipa o tablet da empresa, encerre o terceiro trimestre deste ano com participação de 4,7%. Diante disso, a parcela do Android deve recuar novamente, para 23%. Entretanto, no quarto trimestre, a IDC acredita que a plataforma do Google deve recuperar mercado e atingir participação de 25,9%.
As vendas de tablets superaram as expectativas no segundo trimestre. De acordo com dados de um estudo publicado pela IDC nesta quarta-feira, 14, 13,6 milhões de dispositivos chegaram aos pontos de distribuição ao redor do mundo, o que representa um aumento de 88,9% em relação ao primeiro trimestre do ano. Se comparado com o mesmo período de 2010, o crescimento é ainda mais impressionante: 303,8%.
Em razão desse desempenho, o instituto especializado em análise de mercado projeta que, até o fim do ano, cerca de 62,5 milhões de tablets devam chegar às lojas, ante previsão anterior de 53,5 milhões de unidades. O levantamento mostra que o sucesso de vendas do iPad, da Apple, e a entrada da RIM no nesse mercado, com o Playbook, afetaram as vendas de tablets com o sistema operacional Android, do Google, cuja participação no mercado caiu de 34%, no primeiro trimestre, para 26,8% no segundo trimestre. A participação da Apple, por outro lado, subiu de 65,7% para 68,3%.
Além disso, com o sucesso da liquidação do TouchPad, promovida pela HP, vendidos a US$ 99, a IDC espera que o sistema operacional WebOS, que equipa o tablet da empresa, encerre o terceiro trimestre deste ano com participação de 4,7%. Diante disso, a parcela do Android deve recuar novamente, para 23%. Entretanto, no quarto trimestre, a IDC acredita que a plataforma do Google deve recuperar mercado e atingir participação de 25,9%.
Já o mercado de computadores pessoais está experimentando um ritmo mais lento de crescimento, de acordo com os analistas. A previsão de crescimento para 2011 é de apenas 2,9% em relação a 2010, o que demonstra o maior interesse dos consumidores em dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones.
TI Inside – 14/09/201
IDENTIFICATION
Falta de segurança é obstáculo para NFC no Brasil
Desde o início do ano, com a realização de feiras como Consumer Electronics Show e Mobile World Congress, os fabricantes vêm lançando alguns celulares com chips de NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite fazer pagamentos com o celular, entre outros tipos de interação. Com um aparelho preparado, em vez de cartão magnético, o usuário aproxima o celular de uma base instalada na loja para fazer o pagamento de uma compra. A transação demora apenas alguns segundos.
Com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, principalmente em países como Estados Unidos e Japão, o NFC demora a chegar a países como o Brasil, apesar de a tecnologia ter sido criada em 2004. O problema, segundo especialistas em debate durante a Futurecom 2011, é a segurança: como a transmissão dos dados armazenados no chip, que incluem número do cartão de crédito, senha e nome completo, é feita por meio de radiofrequência, as informações podem ser interceptadas por terceiros.
“A grande questão do NFC está em como as empresas se prepararão para garantir a segurança das transações”, disse Ricardo Porto Ferro, gerente de mobile e acessos do iG. A solução é adotar uma criptografia mais segura para os dados, o que não é motivo de preocupação em outros países, já que o índice de fraudes em transações bancárias, como a clonagem de cartões, é baixo. Outro fator que atrapalha a chegada no NFC por aqui, segundo Ferro, é a indefinição sobre qual empresa será responsável por atender o usuário em caso de uma falha na transação: a loja, a fabricante do celular ou a operadora. “Os brasileiros têm a cultura de sempre ligar para a operadora em caso de qualquer problema no celular”, disse Ferro.
Compras pelo celular tendem a crescer
Durante o painel na Futurecom 2011, os especialistas também discutiram como os sites de comércio eletrônico devem se adaptar para aumentar as vendas por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Um dos desafios, segundo eles, está em desenvolver sistemas inteligentes que consigam monitorar a transação do usuário e, se algum problema acontecer (na maioria das vezes, a causa é a conexão de dados), impedir, por exemplo, que o usuário seja cobrado duas vezes.
Outra estratégia está em criar desenvolver aplicativos para vários sistemas operacionais ou web apps, como são chamadas as versões móveis de sites com “cara” de aplicativos. O Mercado Livre, por exemplo, acaba de lançar seu primeiro aplicativo para aparelhos BlackBerry, embora apenas 2% dos acessos ao site (e também das vendas) aconterecem a partir de dispositivos móveis. “Nos próximos meses vamos lançar aplicativos para iPhone, Android, Symbian e Windows Phone”, disse Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre para o Brasil, ao iG.
Para alcançar ainda mais internautas móveis, Lemos divulgará, nos próximos meses, a interface de programação de aplicativos (API) do Mercado Livre, de modo que desenvolvedores de aplicativos possam inserir a comunidade de venda online dentro de qualquer aplicativo. “Vamos homologar todos os aplicativos, mas queremos multiplicar os acessos”, disse Lemos. Nos últimos seis meses, o Mercado Livre registrou 67 milhões de Page views a partir de celulares.
IG tecnologia 14/09/2011
Desde o início do ano, com a realização de feiras como Consumer Electronics Show e Mobile World Congress, os fabricantes vêm lançando alguns celulares com chips de NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite fazer pagamentos com o celular, entre outros tipos de interação. Com um aparelho preparado, em vez de cartão magnético, o usuário aproxima o celular de uma base instalada na loja para fazer o pagamento de uma compra. A transação demora apenas alguns segundos.
Com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, principalmente em países como Estados Unidos e Japão, o NFC demora a chegar a países como o Brasil, apesar de a tecnologia ter sido criada em 2004. O problema, segundo especialistas em debate durante a Futurecom 2011, é a segurança: como a transmissão dos dados armazenados no chip, que incluem número do cartão de crédito, senha e nome completo, é feita por meio de radiofrequência, as informações podem ser interceptadas por terceiros.
“A grande questão do NFC está em como as empresas se prepararão para garantir a segurança das transações”, disse Ricardo Porto Ferro, gerente de mobile e acessos do iG. A solução é adotar uma criptografia mais segura para os dados, o que não é motivo de preocupação em outros países, já que o índice de fraudes em transações bancárias, como a clonagem de cartões, é baixo. Outro fator que atrapalha a chegada no NFC por aqui, segundo Ferro, é a indefinição sobre qual empresa será responsável por atender o usuário em caso de uma falha na transação: a loja, a fabricante do celular ou a operadora. “Os brasileiros têm a cultura de sempre ligar para a operadora em caso de qualquer problema no celular”, disse Ferro.
Compras pelo celular tendem a crescer
Durante o painel na Futurecom 2011, os especialistas também discutiram como os sites de comércio eletrônico devem se adaptar para aumentar as vendas por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Um dos desafios, segundo eles, está em desenvolver sistemas inteligentes que consigam monitorar a transação do usuário e, se algum problema acontecer (na maioria das vezes, a causa é a conexão de dados), impedir, por exemplo, que o usuário seja cobrado duas vezes.
Outra estratégia está em criar desenvolver aplicativos para vários sistemas operacionais ou web apps, como são chamadas as versões móveis de sites com “cara” de aplicativos. O Mercado Livre, por exemplo, acaba de lançar seu primeiro aplicativo para aparelhos BlackBerry, embora apenas 2% dos acessos ao site (e também das vendas) aconterecem a partir de dispositivos móveis. “Nos próximos meses vamos lançar aplicativos para iPhone, Android, Symbian e Windows Phone”, disse Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre para o Brasil, ao iG.
Para alcançar ainda mais internautas móveis, Lemos divulgará, nos próximos meses, a interface de programação de aplicativos (API) do Mercado Livre, de modo que desenvolvedores de aplicativos possam inserir a comunidade de venda online dentro de qualquer aplicativo. “Vamos homologar todos os aplicativos, mas queremos multiplicar os acessos”, disse Lemos. Nos últimos seis meses, o Mercado Livre registrou 67 milhões de Page views a partir de celulares.
IG tecnologia 14/09/2011
INDUSTRIAL
Governo anunciará investimentos em fábrica de games em Manaus, diz ministro
Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira, 13, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, informou que o governo federal anunciará nos próximos dias o investimento em uma grande fábrica de games na Zona Franca de Manaus. “A indústria de games tem faturamento maior e emprega cinco vezes mais que a de hardware, por exemplo. É uma fábrica de ponta que abrirá um mercado promissor para o Brasil”, resumiu o ministro, sem revelar o nome da empresa e mais detalhes do negócio.
Em diversos momentos de sua exposição, Mercadante afirmou ser preciso acelerar o processo de inclusão digital no país. E, para impulsioná-lo, ressaltou ser necessário que a indústria brasileira se envolva, por exemplo, com a fabricação de tablets, contribuindo tanto com componentes eletrônicos quanto com conteúdo pedagógico nacionais. “O Brasil vai dar um salto educacional com a inclusão digital. A cultura da nova geração é a cultura digital. A tecnologia da informação veio para ficar”, sustentou.
Ainda nesta perspectiva, o ministro defendeu a aprovação de projeto de lei (PL 1481/07) de sua autoria, propondo a aplicação de 75% dos recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para levar a inclusão digital às escolas. A matéria já foi aprovada pelo Senado e está pronta para ser votada pelo Plenário da Câmara. Com informações da Agência Senado.
TI Inside 13/09/2011
Fábrica de iPad está pronta e tablet chega em dezembro
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, informou nesta terça-feira, 13, durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que a fábrica da Apple em Jundiaí, no interior de São Paulo, está pronta para ser inaugurada e produzir iPads que chegarão ao mercado até dezembro. "No início muitos duvidaram, mas será a primeira vez que a empresa produzirá iPads fora do território chinês. Estamos dando um grande passo para a inclusão digital no país", afirmou.
Paralelamente ao anúncio, a medida provisória 534/11, que reduz a cobrança de tributos para produção de tablets no Brasil, foi lida no plenário do Senado nesta terça-feira. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) foi anunciado como relator-revisor da matéria. A MP, que passa a trancar a pauta do plenário, com MP 533/11, terá que ser votada até o dia 2 de outubro, para que não perca a validade.
Segundo números apresentados pelo ministro, o déficit comercial brasileiro no setor de tecnologias da informação e comunicações (TICs) foi de R$ 18,9 bilhões em 2010. Para reverter esse quadro, ele anunciou medidas para fortalecer a indústria nacional e a cadeia produtiva, como a ampliação de linhas de financiamento do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o investimento no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública, com sede em Porto Alegre, especializada na produção de chips. Com informações da Agência Senado.
TI Inside 13/09/2011
TELECOM
Samsung move processo contra a Apple na França
A Samsung abriu mais um processo contra a Apple, desta vez na França. A fabricante coreana alega que a dona do iPhone e do iPad quebrou suas patentes, segundo agências internacionais. A medida vem logo após o Tribunal Regional de Dusseldorf, na Alemanha, ter proibido a venda e importação do tablet da Samsung Galaxy Tab 10.1 em toda a União Europeia, com exceção da Holanda, em ação movida pela Apple. Ao contrário do processo da Apple, a ação da Samsung não envolve o design dos produtos e inclui em três patentes de tecnologia. A primeira audiência deve acontecer em dezembro.
As duas empresas vêm travando uma batalha feroz nos tribunais dos Estados Unidos, Europa, Austrália e Ásia. A briga entre elas teve início em abril, quando a Apple processou a Samsung em um tribunal da Califórnia, sob a alegação de copiar “descaradamente” seus produtos. Depois disso, a Samsung atacou com a mesma medida, também processando a Apple por violação de patentes.
Teletime News 15/09/2011
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