quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Notícias do mercado

No E-clipp dessa quarta feira vemos que o governo aumentou os incentivos para a indústria de Semicondutores, que a HP parte para a ofensiva no mercado de PC’s (após rumores de Spin-off). Em AUTO, a Marelli comemora a altíssima participação no novo Palio e a Marcopolo fecha o ano de 2011 com nível 10% acima que 2010. Em Consumer, as Vendas de TV’s 3D começam a deslanchar . Em IDE , a Valid faz parceria com a Bell ID para entrar no mercado de NFC , em INDL , a Diebold fornece 2 mil máquinas para o Santander (enquanto isso a NCR amarga queda nas vendas). Finalmente em TELECOM, Vemos que as vendas de Smartphones não param de crescer.

Boa leitura e excelente semana!

GERAL

Governo aumenta benefícios fiscais para indústria de semicondutores

Decreto do governo reduziu a zero o Imposto sobre Importação (II) que incide sobre máquinas, aparelhos, instrumentos, equipamentos e software comprados pelas empresas beneficiárias do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis).

O Decreto 7.600, publicado pela presidência da república nesta terça-feira, 8, no Diário Oficial da União, estende os incentivos fiscais para a compra dos insumos mencionados, que já contavam com a isenção do PIS e Cofins.

O novo decreto também inclui entre as empresas que podem ser beneficiárias do Padis, as fabricantes de diodos, transistores e dispositivos semicondutores semelhantes, e de circuitos eletrônicos integrados, desde tais componentes sejam montados e encapsulados mediante o processo chip on board diretamente sob placa de circuito impresso.

A medida representa uma ação do governo de tentar criar condições mais atrativas para a formação de uma indústria de semicondutores no Brasil, por meio do investimento de empresas estrangeiras.

TI Inside 08/11/2011

Após desistir do spin-off, HP aposta em tablet corporativo

Ao assumir o cargo de CEO da HP, Meg Whitman, desistiu de separar a área de PCs e, na última sexta-feira, 4, deu mais um passo na estratégia de retornar ao mercado com força total. A fabricante lançou seu novo tablet voltado ao mercado corporativo, o Slate 2, que deve chegar ainda este mês às lojas.

“A HP está dedicada à categoria dos tablets e continua a ouvir consumidores e melhorar seus produtos para melhor atender às necessidades de mercado”, reforçou o vice-presidente e gerente geral do segmento de TI comercial, Dan Forlenza. O Slate 2 dispensou o webOS, software que veio junto com a aquisição da Palm, para adoção do sistema operacional Windows 7. Além disso, o produto possui tela multitouch de 8.9 polegadas e processador single-core Intel Atom Z670 de 1.5GHz. A memória foi reduzida para 32Gb para alcançar um preço mais competitivo, US$ 699.

Para focar no mercado corporativo, a empresa oferece pacotes adicionais de soluções de integração de e-mails e até leitores de códigos de barras, pensando em atingir varejistas. A empresa não sinalizou, contudo, se irá retomar a produção do tablet TouchPad, que saiu de linha logo após o anúncio da separação da unidade de PCs.

TI Inside 07/11/2011

AUTOMOTIVO

Magneti Marelli fornece 30% em valor do novo Palio

O grupo Magneti Marelli responde por nada menos de 30% em valor dos componentes utilizados pelo novo Palio na versão com câmbio automatizado Dualogic. No pacote entregue pela empresa à linha de montagem da Fiat em Betim (MG) estão mais de uma centena de peças plásticas, de borracha e metálicas, além de centrais eletrônicas.

Eduardo Campos, diretor comercial, há 33 anos na empresa, enfatiza que para chegar a esse volume expressivo os trabalhos começaram há mais de dois anos, com o início do projeto 326, origem da nova família de veículos, na Itália. Desde aquela época, projetistas brasileiros e italianos do Centro Stile Fiat e seus parceiros modificaram 3.253 componentes, testados com a construção de 526 protótipos, que passaram por 125 mil provas físicas e virtuais e rodaram 2 milhões de quilômetros.

Há combinações novas de plásticos em relação às gerações anteriores da família Palio e peças complexas, como o painel, ganharam inserts com texturas personalizadas. A regra foi privilegiar materiais mais leves e com maior resistência, agradáveis ao toque. A carroceria cresceu em tamanho, mas o peso foi reduzido em 15% com o emprego de aços resistentes, de menor espessura, aplicados em 35% da estrutura, 30% das partes móveis e 34% da estrutura das portas.

A Magneti Marelli produz ainda para o novo Palio mais de uma dezena de centrais de processamento nos veículos, das quais se destacam as relacionadas à operação do motor (ECM), incluindo o novo sistema flex, transmissão automatizada (TCU) e painel, onde são destacadas as funções relacionadas ao computador de bordo, que podem ser configuradas.

Além do painel frontal, com inserts para diferenciar as versões do veículo, a Marelli produz os clusters onde estão os mostradores de velocidade e rotações do motor, além de funções como temperatura e nível de combustível.

As lanternas, em poliacetato, a pedaleira e dutos coletores de ar do motor Evo são também fabricados pela empresa, que redimensionou as suspensões dianteira e traseira, para elevar a resistência do conjunto e reduzir massa. “Diminuir o peso do carro é uma preocupação permanente nos projetos automotivos. Já conseguimos reduzir à metade, por exemplo, a massa da pedaleira, que é feita em poliamida, com alma de aço no pedal do freio”, esclarece Campos.

Faz parte dos suprimentos da Marelli para o novo Palio também os amortecedores do veículo e o sistema de escapamento completo, composto pelo coletor tubular com catalisador integrado. Completam a gama de componentes plásticos mais de 65 itens internos e externos como bocal de enchimento e minissaia.

A maioria das peças é nova ou foi reprojetada a partir de componentes da geração 4 do Palio. Estão nessa lista o sistema flex da Marelli, com nova central de comando, o câmbio automatizado FreeChoice e o quadro de instrumentos com o welcome movement, acionado quando a chave é ligada, faróis e lanternas.

Automotive Business – 07/11/2011

Marcopolo: produção atingirá 30,2 mil unidades em 2011

A Marcopolo projeta encerrar o ano com produção global de 30,2 mil unidades, o que representaria crescimento de 10,5% sobre o volume total de 2010 que foi de 27,5 mil unidades. De acordo com dados divulgados pela empresa na terça-feira, 8, até setembro deste ano sua produção somou 23,2 mil unidades em todo o mundo. Só no terceiro trimestre foram 8,9 mil carrocerias produzidas, 24,6% a mais do que em mesmo período do ano passado. Deste total, o Brasil foi responsável por 5,8 mil unidades.

Em nota, o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, afirma que os pedidos em carteira já programados para o último trimestre de 2011 devem confirmar as expectativas para o ano.

“Cabe ressaltar que os resultados obtidos pela Marcopolo nos últimos anos são fruto de decisões estratégicas que se mostraram assertivas e de um programa de investimentos no montante R$ 330 milhões aplicados em modernização dos equipamentos industriais, no aumento da capacidade instalada e em treinamento e qualificação da mão de obra.”

Para 2012 as perspectivas da empresa são positivas baseadas em fatores que devem aumentar a demanda de ônibus para o mercado brasileiro, como as eleições municipais, o início das aquisições dos ônibus para as linhas BRTs e a ampliação do programa Caminho da Escola, além dos eventos esportivos que o País sediará em 2014 e 2016.

Expansão global

Atualmente, a Marcopolo, com sede em Caxias do Sul, RS, tem dez unidades produtivas em todo o mundo. No Brasil são três, duas em Caxias do Sul e uma no Rio de Janeiro. Na Índia são duas fábricas e uma em cada um dos seguintes países: Argentina, Colômbia, México, Egito e África do Sul. Em 2012 a empresa inicia a produção de carrocerias em sua unidade na China, onde até então fabricava apenas componentes. De lá eles serão exportados para a Rússia e montados sob os chassis Kamaz, com quem a Marcopolo firmou parceria em setembro deste ano.

Automotive Business – 08/11/2011

CONSUMER

Vendas de TVs 3D devem atingir 4 milhões na América Latina até 2016


De acordo com a pesquisa, realizada em 7 países da região, atualmente existem mais de 60 modelos de TVs 3D no mercado, dividas entre cinco fabricantes, com a Samsung liderando o segmento. A maioria dos aparelhos são de telas LED e LCD, e de tamanhos acima de 46 polegadas.

A Dataxis ressaltou, no entanto, que a produção de conteúdo em 3D ainda não apresenta tendência de crescimento, o que deve limitar a adoção em massa da tecnologia, junto com a necessidade de compra de acessórios adicionais.

Telesíntese – 03/11/2011


IDENTIFICATION


Valid faz parceria com Bell ID para usar tecnologia NFC

A Valid pretende reforçar sua atuação na oferta de aplicações para mobilidade com uma parceria com a Bell ID. Através do convênio, ambas as empresas fornecerão serviços de personalização de informações, como gerenciamento de aplicativos, sem contato, através de celular, por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC). “A proposta é que as operadoras de telefonia móvel, bancos e prestadores de serviços possam fornecer o aplicativo móvel e gerenciá-lo através da Solução de Gerenciamento de Serviços Confiáveis (TSM) da Valid à sua base de clientes”, diz a Valid em nota.

Teletime News 06/11/2011


INDUSTRIAL


Diebold produz 2.000 caixas eletrônicos para o Santander


A Diebold Brasil fechou um um novo negócio com o Banco Santander para a fabricação de 2.000 novos caixas eletrônicos modelo 4500. O valor do negócio não foi revelado pelas partes. Os novos equipamentos abastecerão o mercado brasileiro e serão utilizados para expandir a rede de autoatendimento do banco.

Os ATMs serão produzidos na fábrica que a Diebold mantém em Manaus.Do total encomendado pelo Santander, 80% serão para renovação do maquinário e o restante será destinado à expansão do parque de máquinas do banco.

O Santander é o terceiro maior banco privado do país em ativos totais e possui mais de 9 milhões de contas correntes ativas. Disponibiliza uma rede comercial com ampla cobertura geográfica, amparada por mais de 3.700 agências e PABs e 18,3 mil máquinas de autoatendimento.

Convergência Digital 03/11/2011


TELECOM


Vendas de smartphones crescem 42,6% no terceiro trimestre

A demanda por smartphones continua em plena ebulição. Tanto que suas vendas atingiram volume de 118,1 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, número 42,6% superior ante os 82,8 milhões de aparelhos comercializados no mesmo período de 2010, apontou a IDC.

Mesmo sendo uma expansão acelerada, o avanço do mercado no terceiro trimestre ficou aquém das expectativas inicias da consultoria, que previa uma alta de 66,7% para o período. O atraso no lançamento do novo iPhone foi o principal motivo para tal crescimento abaixo das estimativas, relatou.
No que tange a disputa pelo mercado, a IDC seguiu as outras consultorias e afirmou que a Samsung ultrapassou Nokia e Apple e fechou o período de julho a setembro como a líder em vendas de smartphones, respondendo por 20% do total.

A Apple ficou na segunda colocação, com participação de 14,5%, enquanto que a Nokia, que já liderou o segmento, amargou apenas o terceiro lugar na corrida, despencando duas posições no ranking e fechando o período com market share de 14%.

A HTC, com representatividade de 10,8%, ficou no quarto posto, ultrapassando a RIM – fabricante do BlackBerry –, que ficou com participação de 10%, e caiu da terceira para a quinta colocação.

Teletime News 01/11/2011

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