quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Notícias do mercado

No E-clipp dessa quarta-feira vemos a estrategia da Intel em fomentar a banda larga no Brasil com o intuito de incrementar a venda de PCs’/ Chips, e os bons resultados da HP no exercício 2010/2011. Em Auto, a PSA anuncia parceria coma chinesa Changan e Fiat/ Chrysler anunciam planos ousados para 2014. Em Consumer, os detentores de Smartphones pretendem trocar de aparelho nos próximos 12 meses. Em IDE, a Intelcav faz novo cartão para a GOL. Em Indl, as memorias (solid state)para PC’s passaram a ser incentivadas e finalmente em Telecom , a base instalada de celulares no Brasil chega a 232 milhões.

Boa leitura e excelente semana!

GERAL

Intel prepara projeto de banda larga móvel pré-paga no Brasil

A Intel está arquitetando o lançamento de uma experiência de banda larga móvel pré-paga no mercado brasileiro. A ideia da fabricante de chips de fomentar a expansão da banda larga no Brasil tem o objetivo claro de aumentar a venda de computadores e servidores no mercado nacional como parte de sua estratégia para triplicar seu faturamento no País até 2015.

O plano consiste numa oferta conjunta de computador, modem 3G e planos de acesso pré-pagos nos moldes da telefonia móvel pré-paga convencional, incluindo recargas com aquisição de cartões com franquias de dados. O diretor de expansão de mercado da Intel, Fábio Tagnin, preferiu não dar muitos detalhes, mas adiantou que as conversas envolvem fabricantes de computadores, operadoras móveis (que além dos planos em si, podem ainda fornecer os modems 3G) e redes de varejo, para facilitar o parcelamento da compra dos equipamentos.

Tagnin garante que ainda não há nada assinado, mas o processo deve estar bem próximo de sua conclusão, uma vez que a expectativa do presidente da Intel Brasil, Fernando Martins, é anunciar o primeiro acordo ainda em meados de dezembro.

Experiências internacionais

A Intel já participou de ações semelhantes em outros países. Tagnin cita que projetos de banda larga móvel pré-paga foram adotados com sucesso em países como Sri Lanka, Índia, Quênia, Vietnam e Indonésia. “O programa de banda larga pré-paga no Sri Lanka foi lançado no primeiro trimestre de 2010 e a população que podia pagar pelo serviço subiu de 15% para 70%. O governo lançou uma agenda digital reduzindo impostos e habilitando serviços online e o número de usuários de banda larga dobrou”, conta Tagnin. Durante o segundo semestre deste ano, pilotos foram lançados em oito países e o número deve se expandir ainda mais em 2012, segundo a expectativa da Intel, tendo como base um serviço de banda larga com preço acessível, computadores de baixo custo e conteúdos relevantes para os usuários.

Pelos cálculos da Intel, os pacotes de Internet móvel pré-paga devem ajudar o País a chegar à marca de um custo mensal de banda larga de cerca de US$ 10, permitindo assim a inclusão das classes C e D e adicionando 56 milhões de pessoas à faixa da população que pode pagar pelo serviço. Hoje o custo da banda larga no País estaria em torno de US$ 28.

Na Indonésia, quando o custo mensal da banda larga caiu de US$ 21 para os mesmos US$ 10, 37 milhões de pessoas passaram a poder pagar pelo serviço.

Resistência

A Intel tem encontrado uma certa resistência por parte das operadoras nas negociações. Um dos pontos seria como remunerar o custo dos modems 3G em planos pré-pagos. Isto, entretanto, poderia ser resolvido no parcelamento do custo do modem junto com a aquisição do computador no varejo.

TI Inside 21/11/2011

Lucro da HP tem queda de 19% no ano fiscal

A HP fechou o ano fiscal de 2011, encerrado em 31 de outubro, com lucro líquido de US$ 7,1 bilhões, cifra 19% menor que a registrada no exercício fiscal anterior, quando o ganho totalizou US$ 8,8 bilhões. Apesar da retração no lucro, a receita teve ligeira expansão, de 1%, na mesma base de comparação, saltando de US$ 126 bilhões para US$ 127,1 bilhões. O resultado foi fortemente afetado pelo desempenho ruim registrado no quarto trimestre fiscal, quando o lucro líquido apresentou recuo de 91% na comparação com o mesmo período do exercício fiscal anterior, ficando em US$ 200 milhões. Tal queda teve como impacto gastos de US$ 3,3 bilhões com a divisão WebOS.

A receita da HP do quarto trimestre fiscal totalizou US$ 32,1 bilhões, queda de 3%. Na quebra por região, a receita teve retração de 6% na Europa, Oriente Médio e Ásia (EMEA) e de 4% nas Américas, que inclui os Estados Unidos. A exceção foi a região dos países que compõem o Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), cuja receita cresceu 9%, totalizando US$ 3,8 bilhões. A cifra representa 12% da receita global.

Quando analisadas as áreas de negócios, a receita da HP com serviços no quarto trimestre fiscal ficou em US$ 9,3 bilhões, alta de 2%, e a com software teve expansão de 28%. Por outro lado, a receita do grupo de sistemas pessoas – que englobam PCs e tablets – registrou declínio de 2% e da área de imagem e impressão, queda de 10%. Por fim, a receita com serviços financeiros teve aumento de 18%.

TI Inside 21/11/2011

AUTOMOTIVO

PSA inaugura joint venture com a chinesa Changan

A PSA Peugeot Citroën inaugurou a Changan PSA Automobile (CAPSA), joint venture da companhia europeia com o grupo China Changan Automobile (CCAG). A cerimônia contou com a presença dos presidentes mundiais das duas companhias além de autoridades chinesas.
O primeiro passo da nova empresa, que recebeu investimento de 4 bilhões de youans em partes iguais dos dois acionistas, será o lançamento da linha premium Citroën DS no país asiático, no primeiro semestre do próximo ano. Futuramente a companhia terá uma marca própria, que já nasce com o objetivo de abocanhar 3% de participação no mercado.

A CAPSA construirá ainda uma fábrica de automóveis e motores e um centro de pesquisa e desenvolvimento. Com início da produção marcado para a metade de 2013, a planta terá capacidade para 200 mil unidades por ano na primeira fase, com previsão de aumento dos volumes de acordo com o crescimento da demanda do mercado da região.

Automotive News – 21/11/2011

Fiat e Chrysler venderão 6 milhões de veículos em 2014

Será em Camaçari, na Bahia, a primeira fábrica sino-brasileira de automóveis. A cerimônia que oficializou o empreendimento aconteceu nesta quarta-feira, 16, em Salvador, com a presença do governador baiano Jacques Wagner e do empresário Sérgio Habib, dono do Grupo SHC, que fará 80% do investimento previsto de US$ 900 milhões para construir a nova unidade de produção, em sociedade com a chinesa JAC Motors, da qual ele já é o importador oficial no Brasil. Os 20% do sócio chinês serão aportados por meio de transferência de tecnologia, incluindo o projeto de um carro totalmente novo, com versões hatch e sedã abaixo de R$ 40 mil, “que não terão motor 1.0, mas o mesmo 1.4 usado atualmente pelo J3”, segundo informou Habib.

A fábrica no Polo industrial de Camaçari, a cerca de 80 km de Salvador, terá 150 mil metros quadrados de área construída e começa a ser erguida em 2012 em terreno de 5 milhões de metros quadrados, vendido a preço simbólico pelo governo baiano, que também garantiu incentivos fiscais, com abatimento de ICMS. A produção será iniciada em 2014, ao ritmo de até 100 mil unidades/ano em dois turnos – mas pelo tamanho do terreno há espaço suficiente para futuras ampliações. Na primeira fase, a estimativa é de geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

“Nossa limitação de tempo para começar a produzir não é para erguer a fábrica em si, mas para o projeto ficar pronto, pois será um carro totalmente novo, desenvolvido pela JAC para o Brasil e outros mercados sul-americanos”, disse Habib. Ele estima que os primeiros veículos saiam da linha de produção baiana em março de 2014. Inicialmente, a unidade começa sem estamparia nem linha de motores e transmissões, que serão importados da China, mas já está nos planos, para uma segunda fase do projeto, fazer esses itens aqui também.

Automotive News – 16/11/2011

CONSUMER

75% dos brasileiros com smartphones querem trocar de aparelho em 12 meses

Entre os brasileiros que possuem smartphones, 75% pretendem trocar de aparelho nos próximos 12 meses. Essa é a soma percentual dos que responderam que "certamente vão trocar" e que "provavelmente vão trocar" durante uma entrevista realizada em setembro pela JD Power do Brasil com 979 usuários de smartphones. A empresa fez a mesma pergunta para 1.207 donos de telefones tradicionais: neste caso, 81% declararam a intenção de comprar um aparelho novo dentro de 12 meses. Os altos percentuais revelam a velocidade de obsolescência do telefone celular, o que significa uma oportunidade para mudanças de market share entre os grandes fabricantes.

O estudo da JD Power mediu também o grau de satisfação dos consumidores com seus telefones atuais. Os entrevistados foram convidados a dar notas de 0 a 1.000 levando em conta quatro critérios: desempenho, facilidade de operação, design e funcionalidades. No segmento de smartphones, a Apple ficou em primeiro lugar, com uma média de 875 pontos, seguida de Nokia (792), Samsung (783), Motorola (779), LG (775) e BlackBerry (775). Entre usuários de telefones tradicionais, a ordem foi a seguinte: Samsung (766), Nokia (760), Motorola (705) e LG (697).

A respeito de quais os fatores mais importantes em um aparelho celular, o estudo aponta uma diferença entre os consumidores de smartphones e de celulares tradicionais. Os primeiros declararam que o quesito mais relevante para a sua satisfação é o design (27%), enquanto os usuários de telefones tradicionais relataram em primeiro lugar o desempenho (31%).

Teletime News 21/11/2011

IDENTIFICATION

IntelCav leva tecnologia QR para cartão Smiles da Gol

A IntelCav desenvolveu, a pedido da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, um sistema para que os clientes ouro e diamante do programa Smiles pudessem ser identificados com mais agilidade. A solução encontrada foi um cartão com código de barras 2D, tecnologia chamada QR Code, e mais de 120 mil cartões já foram emitidos.

No código 2D do cartão, são incorporadas as mesmas informações que vão impressas no cartão, tais como nome, número Smiles e validade. Com o processo por escaneamento do QR Code nos totens de autoatendimento, o atendente do guichê de embarque não precisa mais digitar essas informações para que a pontuação seja somada às milhas dos clientes do programa, o que permite maior agilidade no check-in.

Para Fernando Castejon, presidente da IntelCav, essa otimização do atendimento é fundamental para que os clientes se sintam valorizados já que a tecnologia economiza tempo. “Fizemos um trabalho de consultoria no desenvolvimento da parte tecnológica para que a geração dos códigos de cada cliente funcionasse corretamente”, conta.

Smiles - “A satisfação dos nossos clientes é uma preocupação constante do Programa Smiles. Procuramos meios de garantir um atendimento de qualidade e que seja ágil. O cartão com a tecnologia QR Code atende a estes requisitos. Além do tempo, ganha-se também em qualidade, pois sem ter que digitar o número, não há mais o risco de erro na informação”, afirma Flavio Vargas, diretor do Smiles. “Os clientes estão mais satisfeitos com a possibilidade de acumular milhas de uma forma mais fácil e prática”, completa.

QR Code - Criado pelos japoneses em 1997 e disponibilizado para uso em 2003, o QR Code (quick response code), ou código de decodificação rápida, permite armazenar uma quantidade de informações maior que as dos códigos de barras convencionais. São 7089 valores numéricos, 4296 caracteres alfanuméricos ou 2953 dígitos binários.

Com diversas funcionalidades no mundo, QR Code é utilizado em revistas, campanhas publicitárias, na divulgação de mensagens e dicas em jogos online. Redes de fast food também o empregam para informar o valor nutricional de seus lanches.

ELAP Cardnews 22/11/2011


INDUSTRIAL

Câmara analisa isenção de imposto para memórias em estado sólido para PCs

A Câmara dos Deputados analisa proposta que isenta de Imposto de Importação as importações de memória em estado sólido (SSD) pelo prazo de dez anos, prorrogável por igual período. A memória em estado sólido é utilizada para armazenamento de dados digitais.

Segundo o deputado Luiz Argôlo (PP-BA), autor do Projeto de Lei 1718/11, esse dispositivo representa um imenso avanço tecnológico no campo da informática, por ter menor peso em relação aos discos rígidos (HD), mesmo os portáteis, consumo reduzido de energia e ser mais resistente que os HDs comuns, já que não tem partes móveis. Além disso, diz o deputado, é mais silencioso e pode trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns. "Em razão dessas características excepcionais e do alto custo atual dessa tecnologia, vislumbra-se o interesse público em alocar algum tipo de subsídio que agilize sua adoção em território nacional", afirma o autor da proposta.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo estimará o montante da renúncia fiscal decorrente da isenção e o incluirá no demonstrativo do efeito de isenções tributárias sobre receitas e despesas, o qual acompanha o projeto de lei orçamentária. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

Teletime News 18/11/2011

TELECOM

Brasil atinge 231,6 milhões de linhas móveis em outubro

O mercado brasileiro de telefonia móvel encerrou outubro com 231,6 milhões de linhas em serviço. No período foram registradas mais 4,3 milhões de novas habilitações, crescimento de 1,88%, atingindo a marca de quarto maior número de habilitações em um único mês, informa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De janeiro e a outubro, as operadoras acrescentaram 28,7 milhões de novas linhas às suas bases de clientes, dando ao Serviço Móvel Pessoal (SMP) um crescimento de 14,14% no período.

Os acessos pré-pagos somavam 189 milhões de linhas em serviço ao fim de outubro, enquanto a modalidade pós-paga respondia por 42,6 milhões de contratos. Em outubro o Brasil também tinha 37,6 milhões de acessos à banda larga móvel de terceira geração 3G, crescimento de 82,36% em um ano.

Teledensidade

A teledensidade ao fim de outubro era de 118,62 acessos para cada 100 pessoas, alta de 13,32% em 12 meses. Em setembro o País tinha uma média de 116,51 acessos para cada 100 habitantes, de acordo com a Anatel.Agora, 23 dos 27 Estados brasileiros têm mais linhas móveis do que habitantes.

Durante este ano, a região Norte liderou o ranking do crescimento de acessos: 2,37% em outubro e 18,51% em dez meses. O Sudeste vem logo atrás em termos de crescimento: 1,92% no mês e 11,72% no acumulado do ano. No Centro-Oeste, no Nordeste e no Sul, o crescimento entre janeiro e outubro foi de 13,34%, 16,49% e 10,78%, respectivamente.

Teletime News 18/11/2011

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