sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Notícias do mercado

No E-clipp dessa sexta feira vemos que a AMD prepara um plano ousado para voltar a crescer e que a Mastercard e Telefonica firmam parceria em M-Payment. Em Auto, a TRW anuncia nova fábrica no México e a PSA quer 7% do mercado Brasileiro de veículos de passeio até 2015. Em Consumer, a Apple já anunciou que utilizará o painéis de LCD da Sharp, tanto para IPHONE quanto para IPAD . Em IDE a Gemalto fornecerá cartões sem contato (multiaplicações) para o Santander (Universitários). Em Industrial a Nokia Siemens anunciam demissão em massa e finalmente em Telecom a China já supera os EUA na venda de Smartphones (era apenas questão de tempo).

Boa leitura e excelente final de semana!

GERAL

AMD Brasil em busca do tempo perdido

Recuperar o tempo perdido e retomar as parcerias com os fabricantes de PCs é o desafio da subsidiária brasileira da AMD, que pretende aproveitar o aquecimento de mercado impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo da classe C. A informação é de Ronaldo Miranda, executivo que assumiu a direção da empresa há sete meses, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 22, ocasião que anunciou o novo programa de canais da fabricante de chips denominado Fusion Partner Portal (FPP), que entra em operação no próximo dia 28.

"Fabricantes como Semp Toshiba, Megaware, Asus voltaram a nos incluir em seus portfólios", informou o executivo, acrescentando que nesse prazo a empresa atingiu cerca de 20% de participação de mercado no segmento de notebooks. O novo FPP terá um programa de recompensas, pelo qual não apenas as revendas receberão pontos por vendas realizadas no distribuidor, mas também os representantes serão compensados por treinamentos e pesquisa no portal.

Miranda explicou que as economias geradas pelas demissões no começo do mês serão redirecionadas para países com mercados em ascensão. "De 2011 a 2014, o mercado da América Latina deve dobrar. Queremos triplicar nossas vendas nesse período", afirmou.

TI Inside 22/11/2011

Mastercard e Telefônica criam joint-venture no Brasil

A Mastercard e a Telefônica anunciaram a criação de uma joint-venture no Brasil para explorar serviços financeiros através do celular, dentre os quais está a criação de uma carteira móvel que permita a realização de pagamentos e transferências de valores entre pessoas bancarizadas e não bancarizadas. Trata-se de um acordo similar ao que as duas empresas já haviam assinado no começo do ano envolvendo a Movistar, marca de telefonia celular usada pela Telefônica no resto da América Latina. A joint-venture terá atuação independente e sua divisão acionária é igualitária entre as duas companhias: 50% para cada uma

Vale lembrar que a Mastercard tem diversas outras frentes na área de pagamentos móveis, inclusive um projeto de inclusão de um aplicativo para uso de cartões com a sua bandeira através de SIMcards.

TI Inside 22/11/2011
 
AUTOMOTIVO

TRW anuncia nova fábrica de freios no México

A TRW, fabricante de componentes de segurança, como freios e airbag com sede nos Estados Unidos, anunciou na quarta-feira, 23, que construirá uma nova fábrica no México, em Querétero, para a produção de uma nova gama de sistemas de freio avançado, incluindo controles eletrônicos de freios para veículos híbridos e elétricos. A empresa já tem uma unidade produtiva de freios no país, localizada em Santa Rosa.
A nova unidade ocupará área de 14 mil m2 e o início de suas operações está previsto para o final do primeiro trimestre de 2012, informou a empresa em comunicado. A estimativa é de que sejam gerados 450 postos de trabalho quando a fábrica estiver em plena capacidade.

"As novas instalações representam um investimento significativo em tecnologias avançadas de frenagem e processos de fabricação", disse em comunicado o vice-presidente global de operações de frenagem na TRW, Doug DelGrosso.
A empresa não divulgou o valor do investimento que aplicará na construção da nova fábrica.

Automotive News – 23/11/2011

Varin reafirma ambição da PSA no Brasil: 7% do mercado

Em sua palestra no 21º Congresso Fenabrave nesta quinta-feira, 24, o presidente mundial do grupo PSA Peugeot Citroën, Philippe Varin, reafirmou quais são as ambições da montadora no Brasil: “Hoje nossas duas marcas têm 5,2% do mercado e queremos chegar a 7% até 2015”, disse.

Para atingir o objetivo, Varin destacou que Peugeot e Citroën vão lançar 12 novos produtos até 2015, sendo seis deles fabricados no Brasil e Argentina – o primeiro fica com a produção de veículos pequenos os argentinos farão os médios. O primeiro desses lançamentos é o hatch 308, que já começou a ser produzido em El Palomar, na Argentina, e vai substitui o 307 no começo de 2012. Também para o ano que vem Varin destacou o lançamento de dois produtos no segmento B premium, de hatches pequenos. Ele não confirmou quais são, mas um deles já foi anunciado: o compacto Peugeot 208. “Queremos conquistar a liderança desse segmento premium”, afirmou o executivo, descartando a produção de modelos populares.

Para Varin, o principal foco recai sobre veículos de maior valor agregado e maior rentabilidade, mirando em um consumidor que está envelhecendo e tem renda e exigências crescentes. O executivo destacou também os grandes investimentos que o grupo faz no Brasil, de R$ 3,7 bilhões até 2015, para dobrar a capacidade da fábrica de Porto Real (RJ) para 300 mil veículos e 400 mil motores por ano, com a adição de mais 40 mil metros quadrados de área construída, conforme foi anunciado no mês passado.

Automotive News – 24/11/2011

CONSUMER

Apple vai utilizar telas de LCD da Sharp no iPad e no iPhone

A Apple utilizará telas de cristal líquido (LCD) produzidas pela Sharp nos novos iPad e iPhone, que estarão disponíveis no mercado no ano que vem. As informações são de pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal. As telas seriam produzidas na fábrica da cidade de Kameyama, na região central do Japão. As fontes revelaram ainda que a fabricante do iPad também está investindo em fábricas de painéis LCD no país, sem especificar a cifra envolvida. O plano da Apple é trabalhar com diversos fabricantes de componentes para garantir a disponibilidade de partes e peças para seus produtos.

Hoje, a Sharp já é fornecedora de telas para alguns modelos de iPhone e a parceria pode ser um alívio para a empresa. Analistas ouvidos pelo jornal americano frisam que a companhia japonesa enfrenta uma crise na unidade de LCD devido a queda nas vendas de televisores. A fabricação de telas menores para tablets e smartphones poderia ajudá-la a retomar a escala. Os rumores vão ao encontro das declarações da empresa feitas no início do ano, de que a fábrica em questão passaria a produzir telas menores até o fim deste ano.

TI Inside 24/11/2011

IDENTIFICATION

Gemalto vai fornecer cartões de pagamento sem contato ao Santander

A Gemalto, fornecedora holandesa de soluções de segurança digital, firmou acordo com o banco Santander no Brasil para implantar o primeiro sistema de pagamento com cartões EMV (referência à Europay, Mastercard e Visa) sem contato para e-banking. O Santander Universidades, divisão do banco espanhol responsável pelo projeto, espera emitir milhares de cartões de pagamento sem contato para universitários brasileiros nos próximos 12 meses. O valor do contrato não foi revelado.

O novo produto, na realidade, é uma evolução do Cartão Universidade, já oferecido em 12 países para 200 universidades e que tem mais de 5 milhões de usuários. O Santander é o primeiro banco brasileiro a emitir cartões de EMV sem contato personalizados, produzidos no país. Além da velocidade e da conveniência dos pagamentos sem contato, os estudantes brasileiros poderão desfrutar das funcionalidades dos cartões universitários inteligentes que já possuem. Elas incluem a segurança EMV, assinatura digital, autenticação forte e acesso às instalações da universidade, assim como transporte público em algumas universidades.

ELAP Cardnews 23/11/2011

INDUSTRIAL

Nokia Siemens vai demitir 17 mil funcionários

A Nokia Siemens Networks, joint venture formada em 2007 para vender equipamentos de rede, anunciou nesta quarta-feira, 23, um amplo programa de reestruturação que resultará na demissão de 17 mil funcionários no mundo todo, 23% do quadro total de empregados. Com isso, a empresa pretende reduzir os gastos operacionais e de produção em cerca de 1 bilhão de euros até o fim de 2013.

A Nokia Siemens não divulgou os países onde as demissões serão efetuadas, mas afirmou que cumprirá todas as exigências de acordo com a legislação de cada localidade, além de criar um programa de recolocação profissional e capacitação para minimizar os impactos nos países mais afetados.

A empresa deixou claro que irá abandonar os negócios de acesso fixo, como soluções específicas para os mercados de energia e transporte, corporativo e outras áreas não relacionadas à mobilidade, segmentos nos quais sempre atuou. Segundo o presidente executivo (CEO) da Nokia Siemens, Rajeev Suri, a empresa está bem posicionada no mercado de redes móveis, com 206 contratos para 3G e 46 contratos para LTE. "São contratos comerciais, não testes", frisou . A área de serviços e terceirização de redes também será mantida, assim como a de desenvolvimento de soluções OSS (sistemas de apoio a operações) e BSS (sistemas de apoio ao negócio).

Parte do plano de reestruturação também incluiu a eliminação da estrutura organizacional de matriz e a transferência de atividades para centros de entrega globais e integração dos ativos wireless da Motorola. "Acreditamos que o futuro de nossa indústria está na rede móvel e serviços – e nossa meta é ser líder em ambas áreas", afirmou Suri.

Teletime News 23/11/2011

TELECOM

China supera EUA e se torna maior mercado de smartphones do mundo

A China superou os Estados Unidos e se tornou o maior mercado de smartphones do mundo no terceiro trimestre, em volume. Entre julho e setembro, foram vendidos 23,9 milhões de smartphones no país asiático, número recorde, contra 23,3 milhões de unidades comercializadas nos Estados Unidos, aponta estudo da Strategy Analytics. Esta é a primeira vez que a China ultrapassa os EUA em número de smartphones vendidos.

A quantidade de smartphones comercializados na China no terceiro trimestre registrou alta de 58% na comparação com o trimestre anterior. Em contraste, nos EUA, a venda dos dispositivos apresentou retração de 7% na mesma base de comparação. Na China, a líder em vendas de smartphones no terceiro trimestre foi a Nokia, com 6,8 milhões de aparelhos entregues, o que representa 28,4% do total. Na segunda aparece a Samsung, com participação de 17,5% (4,2 milhões de aparelhos). Nos EUA, a fabricante chinesa de celulares HTC assumiu a liderança do mercado, com representatividade de 24,6%, seguida pela Apple, que respondeu por 20,6%.

Apesar de a China ter superado os EUA em termos de número de smartphones vendidos, no que diz respeito à receita os EUA se mantiveram no topo do ranking do mercado de smartphones.

Teletime News 23/11/2011

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