No e-clipp dessa terça feira vemos que a Intel reformula sua parceria com a Micron (M.Flash NAND) e que a presidente Dilma participa ativamente do evento CEBIT na Alemanha. Em Auto, a queda da vendas de motos em fevereiro e a venda de carros híbridos ainda não decola (estoques na GM). Em Consumer, a Intel investe pesado para te ro domínio no mercado de celulares. Em IDE a adoção da tecnologia do Mifare Plus no Panamá. Em Indl, a questão da estrutura para o novo processo licitatório do Bilhete único em SP e finalmente em Telecom , a confirmação da entrada estrategica da ALCATEL na região (ERB’s e Smartphones).
Boa leitura e excelente semana !
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GERAL
Intel e Micron reformulam joint venture de memória Flash NAND
A Intel Corporation e Micron Technology Inc. anunciaram novos acordos para ampliar o relacionamento na joint venture de memória Flash NAND. Os acordos, que foram projetados para melhorar a flexibilidade e a eficiência da joint venture, incluem fornecimento de Flash NAND, no qual a Micron fornecerá produtos NAND para a Intel, além de acordos para que certas propriedades da joint venture sejam vendidas para a Micron.
Sob os termos do acordo, a Intel está vendendo a sua participação em duas fábricas de wafer, em troca de aproximadamente US$ 600 milhões - o valor contábil aproximado das ações da Intel. A Intel estará recebendo, aproximadamente, metade deste valor em dinheiro e o montante remanescente será depositado para a Micron, que poderá ser reembolsado ou aplicado a futuras compras da Intel sob o acordo de fornecimento de Flash NAND.
Além disso, os acordos ampliam o programa conjunto de desenvolvimento Flash NAND, para a inclusão de tecnologias de memória emergentes.
“Os esforços de desenvolvimento NAND da Micron, na joint venture com a Intel, são um modelo de inovação, produtividade e eficiência”, declarou o chefe de departamento executivo da Micron, Mark Durcan. “Com a IM Flash e seus programas associados, nossas empresas tornaram-se líderes do segmento Flash NAND. Esses novos acordos dão continuidade a esse sucesso”.
“A parceria Intel-Micron criou a tecnologia de memória Flash NAND, líder da indústria, e desenvolveu uma robusta rede global de manufatura. O novo acordo de fornecimento Flash NAND com a Micron dá à Intel uma maior flexibilidade para atender a crescente demanda por SSDs e outros produtos”, declarou Robert Crooke, vice-presidente corporativo e gerente geral do Grupo de Soluções de Memória Não Volátil da Intel.
Como parte desses acordos, a Micron ampliará a sua participação geral em Flash NAND e otimizará a sua rede global de manufatura, ao comprar as propriedades da IM Flash Singapore (IMFS) e da IM Flash Technologies (IMFT) em Manassas, Virginia.
A Micron também concordou em fornecer memória Flash NAND de suas instalações para a Intel. A fábrica NAND da joint venture IMFT em Lehi, Utah, continuará a operar com mudanças mínimas em suas atuais operações. A fábrica atualmente está produzindo com a tecnologia de memória Flash NAND de 20nm. A transação deverá ser concluída durante o primeiro semestre desse ano e está sujeita a certas condições.
Sob os termos do acordo, a Intel está vendendo a sua participação em duas fábricas de wafer, em troca de aproximadamente US$ 600 milhões - o valor contábil aproximado das ações da Intel. A Intel estará recebendo, aproximadamente, metade deste valor em dinheiro e o montante remanescente será depositado para a Micron, que poderá ser reembolsado ou aplicado a futuras compras da Intel sob o acordo de fornecimento de Flash NAND.
Além disso, os acordos ampliam o programa conjunto de desenvolvimento Flash NAND, para a inclusão de tecnologias de memória emergentes.
“Os esforços de desenvolvimento NAND da Micron, na joint venture com a Intel, são um modelo de inovação, produtividade e eficiência”, declarou o chefe de departamento executivo da Micron, Mark Durcan. “Com a IM Flash e seus programas associados, nossas empresas tornaram-se líderes do segmento Flash NAND. Esses novos acordos dão continuidade a esse sucesso”.
“A parceria Intel-Micron criou a tecnologia de memória Flash NAND, líder da indústria, e desenvolveu uma robusta rede global de manufatura. O novo acordo de fornecimento Flash NAND com a Micron dá à Intel uma maior flexibilidade para atender a crescente demanda por SSDs e outros produtos”, declarou Robert Crooke, vice-presidente corporativo e gerente geral do Grupo de Soluções de Memória Não Volátil da Intel.
Como parte desses acordos, a Micron ampliará a sua participação geral em Flash NAND e otimizará a sua rede global de manufatura, ao comprar as propriedades da IM Flash Singapore (IMFS) e da IM Flash Technologies (IMFT) em Manassas, Virginia.
A Micron também concordou em fornecer memória Flash NAND de suas instalações para a Intel. A fábrica NAND da joint venture IMFT em Lehi, Utah, continuará a operar com mudanças mínimas em suas atuais operações. A fábrica atualmente está produzindo com a tecnologia de memória Flash NAND de 20nm. A transação deverá ser concluída durante o primeiro semestre desse ano e está sujeita a certas condições.
IPESI Digital 02/03/2012
Dilma quer parceria com Alemanha em ciência, tecnologia e inovação
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira, 5, em Hannover, na Alemanha, uma parceria entre o país e o Brasil para desenvolvimento da produtividade da indústria nacional. Ela disse que essa cooperação deve ser baseada, sobretudo, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Hannover sedia nesta semana a Cebit, umas das maiores feiras de tecnologia da informação em número de expositores e visitantes, que neste ano tem o Brasil como país-parceiro. De acordo com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), organizadora da participação brasileira, 130 empresas nacionais participam da exposição e a delegação do Brasil investiu 2,5 milhões de euros no evento.
Dilma ressaltou que o Brasil vive um momento de expansão na área de tecnologia da informação e de comunicações, na qual a Alemanha tem uma especialização maior em especial em equipamentos e sistemas. “A Alemanha tem uma característica, que para nós, é essencial numa parceria estratégica. É um país com uma grande capacidade de inovação e de criação”, afirmou a presidente, citando máquinas e equipamentos de precisão.
Os organizadores informam que mais de 4,2 mil empresas de cerca de 70 países estarão na CeBIT 2012, que começa nesta terça-feira, 6, e vai até sábado, 10, em Hannover. A mostra abrange uma enorme variedade de áreas temáticas, agrupadas em quatro plataformas-chave de exposição: CeBIT pro, com destaque para as soluções seguras e eficientes para empresas; CeBIT gov focando as mais recentes novidades para a administração pública e para a assistência médica; CeBIT life mostrando como a evolução do papel do consumidor torna possível novos modelos de negócios de TIC e CeBIT lab apresentando soluções pioneiras e tendências emergentes de TIC para o mundo de amanhã.
TI Inside 05/03/2012
A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira, 5, em Hannover, na Alemanha, uma parceria entre o país e o Brasil para desenvolvimento da produtividade da indústria nacional. Ela disse que essa cooperação deve ser baseada, sobretudo, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Hannover sedia nesta semana a Cebit, umas das maiores feiras de tecnologia da informação em número de expositores e visitantes, que neste ano tem o Brasil como país-parceiro. De acordo com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), organizadora da participação brasileira, 130 empresas nacionais participam da exposição e a delegação do Brasil investiu 2,5 milhões de euros no evento.
Dilma ressaltou que o Brasil vive um momento de expansão na área de tecnologia da informação e de comunicações, na qual a Alemanha tem uma especialização maior em especial em equipamentos e sistemas. “A Alemanha tem uma característica, que para nós, é essencial numa parceria estratégica. É um país com uma grande capacidade de inovação e de criação”, afirmou a presidente, citando máquinas e equipamentos de precisão.
Os organizadores informam que mais de 4,2 mil empresas de cerca de 70 países estarão na CeBIT 2012, que começa nesta terça-feira, 6, e vai até sábado, 10, em Hannover. A mostra abrange uma enorme variedade de áreas temáticas, agrupadas em quatro plataformas-chave de exposição: CeBIT pro, com destaque para as soluções seguras e eficientes para empresas; CeBIT gov focando as mais recentes novidades para a administração pública e para a assistência médica; CeBIT life mostrando como a evolução do papel do consumidor torna possível novos modelos de negócios de TIC e CeBIT lab apresentando soluções pioneiras e tendências emergentes de TIC para o mundo de amanhã.
TI Inside 05/03/2012
AUTOMOTIVO
Venda de motos cai em fevereiro
A venda de motos em fevereiro somou 134.642 unidades, queda de 5,34% na comparação com janeiro deste ano e de 7,92% no confronto com fevereiro do ano passado. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias. Não se pode atribuir a redução de emplacamentos apenas ao carnaval, pois em março de 2011, quando ocorreu o feriado, 160.298 novas unidades chegaram às ruas, 19,05% a mais que neste fevereiro, igualmente marcado pela festa de Momo.
A restrição ao crédito tem sido motivo frequente de queixas da Abraciclo, associação dos fabricantes do setor, e pode ter alguma relação com o desempenho de fevereiro. Segundo a Anef, associação que reúne as financeiras das montadoras, a inadimplência no segmento de duas rodas atingiu 20%. No acumulado do ano, porém, 2012 teve 276.881 novas unidades chegando às ruas, ante 278.331 no mesmo período de 2011, pequena queda de 0,52%.
Em fevereiro, as quatro motos mais vendidas ostentam a marca Honda. A empresa detém no acumulado do ano 79,37% do mercado brasileiro. A Yamaha se segura no segundo lugar, mas vem perdendo participação. Durante algum tempo, a fabricante se segurou com cerca de 12% do mercado, mas agora está abaixo dos 11% (exatos 10,75%).
Essa queda pode se acentuar porque a empresa está cada vez mais cercada de produtos concorrentes com motores de 150 cc (que ela ainda não tem no Brasil). Em terceiro lugar está a Suzuki, com 2,36%. A fabricante conseguiu distanciar-se da quarta colocada graças ao bom desempenho de seu scooter AN 125 Burgman e da Intruder 125.
A Dafra, que fechou 2011 em terceiro, ocupa agora uma quarta posição nada confortável, com 1,95% e a Kasinski ali colada na quinta colocação, com 1,60%. Contudo, é possível que a Dafra consiga respirar e recuperar vantagem durante o ano por causa de recentes lançamentos de baixa cilindrada (entre 150 e 250 cc).
Automotive News – 02/03/2012
GM interrompe produção do híbrido Volt por cinco semanas
A General Motors anunciou que vai suspender a produção do modelo híbrido Chevrolet Volt por cinco semanas, de 19 de março até 23 de abril. O porta-voz da GM, Chris Lee, afirmou que a empresa fará a paralisação para "manter os níveis de estoque adequados, alinhando a produção com a demanda". Cerca de 1,3 mil pessoas trabalham na fábrica de Detroit-Hamtramc, onde o Volt é produzido (foto).
GM interrompe produção do híbrido Volt por cinco semanas
A General Motors anunciou que vai suspender a produção do modelo híbrido Chevrolet Volt por cinco semanas, de 19 de março até 23 de abril. O porta-voz da GM, Chris Lee, afirmou que a empresa fará a paralisação para "manter os níveis de estoque adequados, alinhando a produção com a demanda". Cerca de 1,3 mil pessoas trabalham na fábrica de Detroit-Hamtramc, onde o Volt é produzido (foto).
No fim de fevereiro, o estoque do modelo era de 6,3 mil unidades, suficientes para abastecer o mercado por 154 dias. A queda nas vendas ocorreu em janeiro após investigações a respeito de possível risco de incêndios causados pela bateria do veículo. Ao final concluiu-se que o modelo era seguro. Executivos da GM informaram que esse fato contribuiu para a queda nas vendas.
A GM vendeu 7,6 mil Volts no ano passado, abaixo de sua meta original de 10 mil unidades. O Volt ostenta um preço alto: cerca de US$ 41 mil antes do crédito fiscal concedido pelo governo, de até US$ 7,5 mil, mas o modelo é bem avaliado por consumir 38,2 km/l e por ter uma bateria alimentada por motor elétrico que, sozinha, garante autonomia de cerca de 60 quilômetros sem precisar recarregar. Depois disso, um gerador a gasolina fornece energia para o motor elétrico.
Automotive News – 05/03/2012
CONSUMER
Gigante na área de PCs, Intel luta para vencer em celulares
Desde o fim do ano passado, coube ao engenheiro Michael Bell - executivo que trabalhou na Apple e na Palm - a tarefa de tornar a Intel mais confortável em um ambiente que não pode mais ignorar. Sob o comando do executivo, que é vice-presidente e gerente-geral da divisão Mobile Communications Group, a Intel anunciou em janeiro o lançamento do primeiro smartphone equipado com seus processadores, em parceria com a Lenovo.
Nesta semana, aproveitou o Mobile World Congress - evento de telefonia móvel realizado em Barcelona - para divulgar parcerias com a chinesa ZTE, a indiana Lava e a operadora Orange. A empresa também fechou acordo com a Visa para desenvolver, em conjunto com ela, tecnologias de pagamentos por meio dos celulares.
Mas Bell quer mais do que apenas fazer um pouso suave no mercado dos smartphones. Sua meta, ambiciosa, é fazer com que a Intel passe a dar as cartas no mercado - hoje dominado pela Qualcomm. Para isso, o executivo planeja não apenas criar chips mais velozes, mas também pensar em novos perfis de aparelhos móveis. "Vamos ter uma revolução nos tipos de dispositivos que as pessoas usam e na forma como interagimos com eles. Queremos estar à frente desse processo", afirma o executivo.
Da mesma forma que os tablets não existiam há cinco anos e os smartphones mal haviam despontado naquele momento, Bell avalia que os dispositivos móveis do futuro poderão assumir um perfil muito diferente que os atuais. "Não estou convencido de que os formatos que temos hoje vão existir em cinco anos. A interface vai ser diferente", opina.
Eletrolar News 05/03/2012
IDENTIFICATION
ASK fornecerá 1,3 milhão de cartões MIFARE plus para os ônibus do Panamá
ASK, Líder Mundial em cartões sem contato para transportes Públicos selecionou a SONDA como empresa integradora de sistemas no novo cartão de transporte sem contato no sistema de transportes do Panamá.
A cidade do Panamá – uma das mais emergentes da América Central – está passando por uma modernização radical no sistema de transportes , tanto nos ônibus quanto no metro, onde a linha 1 está sendo construída desde Janeiro. Congestionamento e problemas no trânsito fazem parte da rotina diária do Panamenho , por essa razão o fluxo através de ums sistema de transporte mais eficiente e conveniente.
A tecnologia sem contato otimiza o moderno e conveniente sistema de ônibus do Panamá. Além do que , os cartões sem contato ainda oferecem mais opções de serviços aos passageiros e uma tranquila operação, pois permite ao operador de transportes ter um sistema de cobrança padronizado.
“A plataforma MIFARE Plus™, replica a experiência da NXP de mais de 650 sistemas de bilhetagem eletrônica em todo mundo que reflete a necessidade de agilidade nas transações, permitindo a adequação da infraestrutura e envolvendo a criptografia de segurança AES, que garante adicionalmente um nível saudável de custos. Essa plataforma permite igualmente as viagens que envolvem diferentes meios de transporte, inclusive pagamentos atraves de celulares num futuro próximo. ASK e SONDA implementaram de maneira excelente, na America Latina, o sistema de bilhetagem através da plataforma MIFARE Plus™ “adiciona Rainer Lutz, Global Marketing Manager de AFC na NXP Semiconductors.
Os cartões sem contato da ASK são baseados na tecnologia ecologicamente correta de antena prateada e um processo que já foi implementado nos cinco continentes por mais de 14 anos. Para esse projeto, a ASK ofereceu também sua vasta experiência e conhecimento na confidencialidade das chaves de segurança, razão a mais para utilizar a tecnologia MIFARE Plus™ nos cartões.
“O governo do Panamá desejava melhorar a qualidade dos serviços de transporte para sua população, isso foi essencial para nós na escolha de um parceiro com vasta experiência nesse sistema de bilhetagem eletrônica” , adiciona Daniel Guerra, Gerente de Projetos da SONDA. “ A tecnologia da ASK já está em uso – e com sucesso- em várias redes de transporte espalhadas pelo mundo” .Na cidade do Panamá, esse novo sistema de transporte irá melhorar a cara da cidade, reduzindo a poluição e incentivando as pessoas a deixaram seus veículos em casa.
ELAP Cardnews/ Cardclipping e site da Abrid 02/03/2012
INDUSTRIAL
Remuneração baixa pode afastar interessados pelo Bilhete Único paulistano no celular
O uso de celular para recargas do Bilhete Único, cartão de pagamento das passagens nos ônibus da capital paulistana, esbarra na margem pequena que a São Paulo Transportes (SPTrans) pode dispor para remunerar os desenvolvedores do sistema. A empresa que administra o transporte público coletivo na cidade tem condições de remunerar as empresas de pagamento eletrônico e cartão de crédito com, no máximo, 2% do valor da recarga processada.
Conforme Guilherme Messiano, gerente de novos negócios da Freedom, é improvável que, em um primeiro momento, gigantes do setor como Visa e Mastercad queiram entrar no negócio com uma taxa de retorno tão baixa. Entretanto, ele acredita que grupos médios podem se interessar por este nicho, que oferece ganhos em escala e sem a competição pelas transações, como ocorre nas grandes redes de varejo. “O volume de transações é muito grande e isso garante a rentabilidade do negócio”.
Edital
O projeto de integração do Bilhete Único pelo celular é parte da reformulação que a SPTrans promove neste ano em seu sistema. Até o final deste semestre a empresa deve lançar edital para contratação de provedores de tecnologia e infraestrutura para o serviço.
TI Inside 02/03/2012
TELECOM
O projeto de integração do Bilhete Único pelo celular é parte da reformulação que a SPTrans promove neste ano em seu sistema. Até o final deste semestre a empresa deve lançar edital para contratação de provedores de tecnologia e infraestrutura para o serviço.
TI Inside 02/03/2012
TELECOM
Alcatel One Touch venderá smartphones no Brasil
A Alcatel One Touch, braço do grupo TCL no Brasil, espera atingir 7% de participação no concorrido mercado de aparelhos celulares no País. Para isto, a empresa aposta em modelos um pouco mais sofisticados do que os comercializados no ano passado, como por exemplo, smartphones Android. “Para o segundo semestre teremos esses aparelhos com 3G”, comenta o presidente da empresa no Brasil, Marcus Daniel Machado.
De acordo com o executivo, esses aparelhos devem chegar às lojas custando entre R$ 299 e R$ 399, se posicionando como aparelhos de entrada no portfólio das operadoras.
Entretanto, a aguardada venda de tablets da marca ainda não tem data prevista, uma vez que “este mercado ainda é muito polarizado entre duas grandes empresas e o custo local não permite ter aparelhos com preço competitivo”, argumenta Machado.
Crescimento
O otimismo em relação à escalada no percentual de mercado detido pela marca, para este ano, se justifica pelo fato de os celulares da Alcatel One Touch terem sido bem aceitos em 2011, com a massiva venda de telefones com dois e três chips. Prova disto é o fato de a “empresa ter batido a meta de ter 5% das vendas de aparelhos celulares no ano passado”, diz, citando números da consultoria Internet Data Corporation (IDC).
Teletime News 05/03/2012
Crescimento
O otimismo em relação à escalada no percentual de mercado detido pela marca, para este ano, se justifica pelo fato de os celulares da Alcatel One Touch terem sido bem aceitos em 2011, com a massiva venda de telefones com dois e três chips. Prova disto é o fato de a “empresa ter batido a meta de ter 5% das vendas de aparelhos celulares no ano passado”, diz, citando números da consultoria Internet Data Corporation (IDC).
Teletime News 05/03/2012
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