sexta-feira, 9 de março de 2012

Notícias do mercado

No e-clipp dessa sexta feira abordamos o desdém da Intel pela SEAMicro, o lucro da Hitachi na venda dos negócios de disco rígido, em Automotive o crescimento da Continental (pneus) , e a produção Global de veículos em 2011.Em consumer , o timido crescimento do mercado de PC’s. Em IDE a movimentação financeira que a tecnologia NFC dverá gerar até 2015 . Em Industrial, o êxito da Gemalto e finalmente em Telecom uma verdade inconveniente : A estrutura 4G impacta os negócios de Telecom no país.

Boa leitura e excelente fim de semana !

GERAL

Intel desdenha compra da SeaMicro pela AMD

A Intel mostrou desdém em relação a compra pela AMD da fabricante de chips e servidores SeaMicro. A empresa, que lançou de uma nova linha de processadores para servidores nesta quarta-feira, 7, em São Francisco, na Califórnia, elogiou a tecnologia da SeaMicro e admitiu também ter recebido uma proposta para comprar a empresa. "Olhamos para a SeaMicro e fomos um de tantos abordados sobre o interesse em comprá-la", afirmou o CEO da Intel, Paul Otellini, ao jornal britânico Financial Times. "Mas não ficamos impressionados e recusamos a oferta de venda. Logo na sequência, nossa rival a comprou", desdenhou.

A Intel prevê aumento anual de 33% no tráfego de internet por meio de data centers, na medida em que os consumidores e empresas passem a adotar a computação em nuvem. Além disso, a fabricante espera que o número de servidores na nuvem mais que triplique até 2015. A receita da unidade de data centers da empresa teve expansão de 17% no ano passado.

TI Inside 07/03/2012

Hitachi terá lucro de US$2,4 bi com venda de unidade

A japonesa Hitachi, que está remodelando suas áreas de atuação para aumentar a lucratividade, disse que registrará um lucro especial de 191 bilhões de ienes (2,4 bilhões de dólares) com a venda de seu negócio de discos rígidos nos Estados Unidos para a Western Digital.

O conglomerado industrial de eletrônica, que agrupa 900 empresas que produzem desde eletrodomésticos a equipamentos para usinas de energia, tem vendido negócios deficitários e mudado seu foco para áreas como infraestrutura, cuja expectativa é de lucros estáveis.

A Hitachi chegou a um acordo para vender a unidade de discos rígidos, a Hitachi Global Storage Technologies, para a Western Digital no mês passado. A companhia concluiu a transação na quinta-feira, após obter aprovação regulatória dos EUA.

Terra Tecnologia 09/03/2012

AUTOMOTIVO

Continental cresceu 7% em 2011

A divisão de pneus da Continental informou os resultados do ano fiscal de 2011. “Combinando vendas de € 8,8 bilhões em pneus para passageiros, caminhões leves e veículos comerciais e um lucro antes de pagamento de juros e impostos de aproximadamente € 1,2 bilhão, atingimos resultado em um cenário muito desafiador que é ainda superior em 7% aos números registrados em 2010”, relata Nikolai Setzer, membro do conselho executivo da corporação e chefe da divisão de pneus.

“Em vista do elevado impacto financeiro, aproximadamente € 900 milhões, como resultado da forte alta nos preços dos materiais, estamos orgulhosos da contribuição de nossos ganhos para a corporação Continental e usaremos isso para financiar nosso crescimento planejado.” Desde 1° de agosto de 2011, as unidades de pneus para passageiros e caminhões leves e a de pneus para veículos comerciais foram fundidas na divisão de pneus.

Em 31 de dezembro de 2011, essa divisão tinha 41.135 empregados no mundo e 22 locais de produção e de desenvolvimento. Setzer vê boa oportunidade de crescimento nos países integrantes do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). “Iniciamos um programa especial de investimento, totalizando cerca de € 1 bilhão com o objetivo de explorar isso”, ele explica. A continental quer participar do crescimento nas regiões mais promissoras e ajustar os volumes de produção de pneus para passageiros, caminhões leves e veículos comerciais de modo a atender a demanda em uma perspectiva de longo prazo.

O projeto de duplicar a capacidade em Camaçari (BA) teve início em 2011, enquanto a construção da nova fábrica em Kaluga, Rússia, começou em novembro. Na Índia, na sequência da aquisição da fabricante indiana Modi Tyres Company Ltd., há planos para estabelecer a produção local de veículos de passageiros e caminhões leves, bem como para a expansão da produção de pneus para caminhões.

Além disso, nos Estados Unidos, a construção de uma nova fábrica está prevista para começar em Sumter, Carolina do Sul, o que se soma à expansão da fábrica já existente em Mount Vernon, em Illinois. Esses novos locais de produção irão primariamente atender às demandas dos respectivos mercados locais. Entre € 300 milhões e € 500 milhões serão investidos anualmente na expansão de fábricas já existentes como forma de explorar seus potenciais de crescimento.

VOLUME DE PNEUS EM 2011

Em 2011, a divisão de pneus comercializou em todo o mundo cerca de 124 milhões de pneus para passageiros e caminhões leves e sete milhões para veículos comerciais. O negócio de equipamento original de pneus para passageiro e para caminhões leves também correu a toda a velocidade no ano passado. Um terço de todos os carros de passageiro na Europa e um sexto nos Estados Unidos saem de fábrica com pneus Continental.

Na China e na Rússia, a direção já foi definida para um início com sucesso das atividades nos negócios de equipamento original com as novas fábricas.
Automotive News – 07/03/2012

Produção global de veículos é recorde em 2011

A produção mundial de veículos, incluindo a de comerciais pesados, cresceu 3,2% em 2011 na comparação com o ano anterior, para 80,1 milhões de unidades, volume recorde, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 8, pela OICA, organização internacional dos fabricantes de veículos. Do total produzido, 59,9 milhões foram veículos leves e 20,1 milhões, veículos comerciais pesados.

Entre as primeiras dez posições do ranking global de produção, uma das principais mudanças aconteceu na segunda colocação: Estados Unidos, cujo mercado começou a reagir no ano passado, e consequentemente, refletiu na sua produção, ultrapassaram o Japão, muito prejudicado pelo terremoto e tsunami que atingiu o país em março do ano passado. Enquanto o país norte-americano viu sua produção aumentar em 11,5% sobre 2010, para 8,6 milhões de unidades, as linhas japonesas desaceleraram 12,8%, para 8,3 milhões. A China permaneceu como a maior produtora de veículos do mundo, posição que tirou do Japão em 2009, com 18,4 milhões de unidades em 2011, o que representou leve aumento de 0,8% sobre 2010.

Outra mudança importante foi na sexta posição, perdida pelo Brasil para a Índia, pela primeira nessa colocação. A produção indiana superou a brasileira em 530,2 mil unidades, para 3,9 milhões, um aumento de 10,7%, enquanto o Brasil apurou alta de apenas 0,7%.

Veja a tabela dos dez maiores países produtores de veículos do mundo em 2011:
 

Automotive News – 08/03/2012

CONSUMER

Venda de PCs deve crescer 4,4% neste ano, aponta Gartner

As vendas mundiais de computadores pessoais devem atingir a marca de 368 milhões de unidades neste ano. O volume, se confirmado, dever ser apenas 4,4% superior ao registrado em 2011, segundo projeção do Gartner. Até o fim de 2013, a previsão é que sejam vendidos mais de 400 milhões de PCs.

O baixo crescimento é atribuído pelo diretor de pesquisas do Gartner, Ranjit Atwal, a forte demanda por tablets e smartphones no mercado mundial. "O acesso à internet e o uso de aplicações como e-mail e redes sociais, antes utilizados somente nos PCs, agora podem ser acessados também por outros dispositivos", ressalta.

Segundo a pesquisa, a queda na venda de PCs deve ser amenizada pelo crescimento da procura por ultrabooks – computadores que têm características de um híbrido de tablet e notebook –, que devem ganhar maior participação de mercado no segundo semestre deste ano, além do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8.

Ainda de acordo com o Gartner, a expectativa é de que os mercados emergentes impulsionem o crescimento do mercado mundial de PCs, no curto e longo prazo. "Estimamos que o desempenho tanto de 2012 como de 2013 sejam influenciados pelo crescimento nestes mercados, à medida que sua participação global aumente de 50%, em 2011, para cerca de 70%, em 2016."

Teletime News 08/03/2012

IDENTIFICATION

Pagamentos móveis via NFC movimentarão US$ 75 bi em 2015

O valor das transações envolvendo o pagamento de contas via dispositivos móveis (mobile payment) realizadas por meio da tecnologia Near Field Communications (NFC) deve atingir US$ 74 bilhões em 2015, de acordo com pesquisa da Juniper Reserch. A tecnologia de NFC utiliza um sistema de comunicação por aproximação, que permite a comunicação sem fio a curta distância entre aparelhos eletrônicos, sem a necessidade de acesso à rede de dados da operadora ou à internet.

Segundo o estudo, a tecnologia será utilizada cada vez mais em dispositivos móveis para pagamento de compras em lojas e até mesmo tarifas de transporte. As altas taxas de crescimento serão notadas em todos os segmentos – transferências bancárias, pagamentos, cupons, entre outros.

"O valor das transações por meio de dispositivos móveis em quatro segmentos (transferências bancárias, compra de bens físicos, transporte e compras coletivas) irão mais que triplicar nos próximos três anos", prevê o autor da pesquisa, David Snow. A compra de bens digitais, como arquivos de músicas e vídeos, ingressos de eventos e o internet banking manterão a média de crescimento registrada até agora e devem dobrar o valor das transações no mesmo período, completa Snow.

A pesquisa conclui que a chave para adoção de serviços bancários em dispositivos móveis é o SMS e a interoperabilidade, cruciais para ganho de uma massa de usuários. A segurança ainda é a principal preocupação das empresas e prováveis clientes.

TI Inside 08/03/2012

INDUSTRIAL

Gemalto registra expansão no lucro e na receita em 2011

A Gemalto, fornecedora holandesa de soluções de segurança digital, encerrou 2011 com lucro líquido de 227,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 11,3% na comparação anual. A receita foi de 2,15 bilhões de euros, expansão de 8% em relação ao ano anterior. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) foi 15,9% maior, na mesma base de comparação, totalizando 319,8 milhões de euros.

"Os resultados deram uma base sólida para a segunda parte de nosso plano estratégico. Continuaremos a transformação e a expansão no mercado de segurança digital, com confiança de alcançar a meta de 300 milhões de euros de lucro em 2013", afirmou o CEO da Gemalto, Olivier Piou.

O segmento de comunicação entre máquinas, o chamado machine-to-machine (M2M) foi o que registrou o melhor desempenho. A receita da divisão subiu 114% e totalizou 174,3 milhões de euros. Já os segmentos de transações e segurança registraram alta de 15% e 9%, respectivamente, totalizando 531,4 milhões de euros e 309,9 milhões de euros. A área de comunicação para mobilidade, em contrapartida, teve retração de 4%, com receita de 976 milhões de euros.

ELAP Cardnews 08/03/2012

TELECOM

Falta de redes 4G pode reduzir interesse do consumidor brasileiro pelo novo iPad, diz IDC

Um dos empecilhos à popularização do novo iPad no Brasil será o fato de o país ainda não ter redes 4G em operação, aponta Luciano Crippa, analista do IDC Brasil. “Com certeza, isso é algo que diminui o interesse do consumidor brasileiro pelo produto. Se já houvesse 4G no país, seria um dos diferenciais: o usuário que já possui o iPad 2 faria o upgrade do produto”, avalia.

Ainda não há uma data oficial para chegada do novo iPad no Brasil, mas Crippa projeta que tardará entre dois e três meses. “É dificil prever algo nesse sentido, a Apple tradicionalmente não divulga cronograma para o mercado brasileiro, e desta vez não foi diferente. Foram divulgadas duas listas de lançamento, e o Brasil ainda não consta em nenhuma delas. A avaliação da IDC é de que o lançamento nacional vai depender de algumas variáveis: se o aparelho será fabricado aqui ou não, se está vendendo bem lá fora, se ainda há grandes estoques do iPad 2 no Brasil etc.

Crippa não descarta a fabricação local do novo tablet, embora veja como mais provável, a curto prazo, a produção do iPad 2, cujo preço deve baixar no País. “Não é impossivel, mas é mais provável que eles comecem com a produçao do iPad 2. Entretanto, em termos técnicos, quase tudo o que eles fabricarão para a versão antiga pode ser aproveitado na nova”, diz o analista.

Teletime News 08/03/2012

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